Kanaan pilota para alcançar liderança da IRL

A vitória de Tony Kanaan na última etapa da IRL, dia 21, em Motegi, no Japão, aliada a seu retrospecto da prova deste domingo, o GP de Kansas, quarto do campeonato, faz do piloto baiano da equipe Andretti Green um dos favoritos à vitória. Kanaan ganhou a edição de 2005 no trioval de 1,5 milha e sempre terminou entre os cinco primeiros. “Acho que vamos estar competitivos novamente.”

Se Kanaan for primeiro, assume a liderança da IRL, competição em que foi campeão em 2004. O líder é o inglês Dan Wheldon, da Chip Ganassi, com 118 pontos, mas Kanaan está bem perto, com 115, seguido pelo companheiro de Wheldon, Scott Dixon, com 112, e de Hélio Castroneves, da Penske, vencedor da etapa de São Petersburgo, com 101. Um bom indício para Helinho é a vitória de seu parceiro de Penske, Sam Hornish, em 2006. O norte-americano é, agora, o quinto na classificação, com 91 pontos.

Newsletter RD

Impressiona a organização da IRL programar a corrida no Kansas apenas uma semana depois da disputada no Japão, em que a diferença de fuso horário entre um local e outro é enorme. Competir em condições extremas de solicitação, como ocorre nesse esporte sem estar completamente adaptado ao fuso é aumentar a possibilidade de risco de acidentes. Entre as conseqüências desse desgaste estão a redução na velocidade de reflexo e no discernimento das situações experimentadas. A quase 400 km/h, é uma situação desconfortável.

Kanaan citou o problema: “Para mim foi mais complicado porque voei de Tóquio para a Califórnia, em razão de um compromisso com um patrocinador. Só cheguei a Miami (sua residência) na madrugada de segunda para terça-feira e já na quinta-feira embarquei para Kansas.” Outro brasileiro disputará o GP de Kansas: Vitor Meira, da equipe Panther, 11.º no campeonato, com 59 pontos. A corrida começa às 17h30 (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela BandSports e Play TV.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes