Bernardo: Estamos todos com tensão pré-Copom

“Estamos todos com TPC (tensão pré-Copom). E isso afeta mais os homens do que as mulheres”, disse hoje o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao ser questionado sobre o que espera da reunião de hoje e amanhã do Comitê de Política Monetária, que discute a meta da Selic, taxa básica de juros.

“O Banco Central tem feito excelente trabalho nestes cinco anos e é bom que eles (Copom) decidam sem esse tipo de pressão, sem constrangimento. Não podemos criar constrangimentos. Cada um tem o direito de ter a opinião que quiser (sobre a questão dos juros). Mas o BC tem tomado suas decisões (independente de opiniões)”, afirmou o ministro, ao deixar a cerimônia de abertura da XI Marcha dos Prefeitos.

Newsletter RD

Petróleo

Paulo Bernardo voltou a criticar as declarações, feitas ontem, no Rio de Janeiro, do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, sobre a possibilidade de um mega campo de petróleo na área chamada Pão de Açúcar, na Bacia de Santos. Para o ministro, o anúncio naquelas condições “foi ruim”.

“Esse tipo de anúncio tem que ser programado e de acordo com as normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), por exemplo, fora do horário do funcionamento das bolsas, precedido de uma preparação”, afirmou o ministro. “Por isso tudo foi ruim como foi feito”.

Questionado se haverá alguma punição ao presidente da ANP, o ministro disse que a autoridade regulatória neste caso é a CVM. Em relação ao governo, o ministro descartou qualquer punição. “Vocês não vivem cobrando que as agências reguladoras têm de funcionar independentemente, autonomamente? E agora estão cobrando uma punição?”, ironizou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes