Número de empresas importadoras cresce 17% até agosto

O número de empresas importadoras cresceu 17,4% nos oito primeiros meses deste ano na comparação com igual período do ano passado. Segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), neste período, 3.742 novas companhias passaram a importar, totalizando 25.138 empresas.

Para o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, o fator câmbio é o maior estimulador desse aumento médio mensal de 467 novas empresas. Segundo ele, há três novos segmentos de empresas importadoras: as que aproveitam o preço competitivo do exterior para revender no Brasil; as que passaram recentemente a importar; e as que aumentaram o volume importado, substituindo a produção local pela externa.

Newsletter RD

“O fator câmbio está motivando tanto novas empresas a comprarem produtos no exterior quanto levando as que já importavam a aumentarem seu volume, substituindo produção local pela importada”, afirma Castro. Essas empresas podem ser importadoras de matérias-primas, produtos intermediários e bens de capital.

Já a quantidade de empresas com importações superiores US$ 10 milhões avançou 23,7% entre janeiro e agosto. De acordo com o MDIC, o número saltou de 711 para 880. O número de companhias com importações superiores a US$ 100 milhões também aumentou, passando de 75 para 96 – alta de 28%.

Exportações

O número de empresas exportadoras registrou crescimento de 2,1%, totalizando 18.510 entre janeiro e agosto, ante 18.121 do mesmo período de 2006. Castro ressalta, porém, que esse montante foi influenciado, estatisticamente, pela inclusão de empresas que enviam seus bens pelos correios, a partir do primeiro semestre deste ano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes