Para França, Brasil não representa pobres na OMC

O governo francês alerta que países como o Brasil e a Índia não representam a posição das economias mais pobres na Organização Mundial do Comércio (OMC) e critica o Itamaraty por não flexibilizar a sua posição nas negociações da Rodada Doha. ?A OMC está em uma situação complicada e uma solução não é mais comercial, mas política. Não vamos aceitar abrir nossos mercados se outros não fizerem o mesmo ?, afirmou Bernard Kouchner, ministro das Relações Exteriores da França.

Em resposta a perguntas sobre o comportamento protecionista da França no setor agrícola, Kouchner preferiu deixar claro que Paris não considera o Brasil entre os países em desenvolvimento que precisariam ser ajudados. ?Um país emergente, como o Brasil ou a Índia, não pode ser comparado com os países em desenvolvimento. Freqüentemente, confundimos os interesses dos países emergentes com o dos países em desenvolvimento?, disse. ?O interesse dos países mais pobres é que tenhamos um equilíbrio, não o interesse dos países emergentes.?

Newsletter RD

Kouchner destaca que o Brasil vem apresentado uma produtividade ?esplêndida? em sua produção agrícola e industrial, mas nem sempre favorece os países mais pobres. Segundo ele, a abertura dos mercados europeus aos produtos nacionais acabaria afetando a capacidade de economias africanas de exportar para a UE. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes