Incubadora de S.André recebe projetos de inovação tecnológica

A In.Nova – Incubadora de Base Tecnológica de Santo André – começou a receber projetos de empresários interessados em desenvolver negócios. Para 2006, serão oferecidas oito novas vagas, sendo quatro para ocupar um espaço dentro da própria incubadora e quatro externas. Neste caso, podem se candidatar empresários que possuem espaço próprio, mas precisam de apoio para fomentar os negócios.

Os interessados em participar devem entregar o projeto até 22 de dezembro. Em janeiro, acontecerá a avaliação e os empresários que tiverem a proposta aprovada iniciam os trabalhos em fevereiro. O principal objetivo da incubadora é apoiar a criação e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. São oferecidas ferramentas que contribuem para o fomento dos negócios como infra-estrutura, a empresa ocupa um espaço dentro da própria incubadora, consultoria de marketing, assessoria de imprensa, assistência jurídica, treinamento, cursos e palestras.

Newsletter RD

Segundo o gerente da In.Nova, Alexandre Gaino, para um projeto ser aprovado é fundamental que tenha caráter inovador, que pode ser de duas formas: radical, quando o produto a ser desenvolvido não existe no mercado, ou incremental, quando o produto já existe no mercado, mas precisa ser melhorado. “A existência de mercado que queira comprar o produto a ser desenvolvido também é essencial para uma empresa ser incubada”, afirma.

O processo de seleção envolve a elaboração de uma proposta de incubação, que deve conter as necessidades da empresa, quais objetivos pretende alcançar e qual ajuda que espera da incubadora. Se for classificado, o empresário deverá apresentar um Plano de Negócios. O período de incubação de uma empresa varia de dois a três anos. Atualmente, a In.Nova abriga 16 empresas incubadas, sendo que quatro serão graduadas no primeiro semestre de 2006.

Ajuda

Cássio Humberto Morelli, um dos proprietários da Sysen, procurou a In.Nova há mais de dois anos para desenvolver produtos e serviços que ajudaram a melhorar a competitividade de micro, pequena e médias empresas. Um dos produtos criados pela Sysen é o Fast ISO, programa voltado à pequena empresa que ajuda a diminuir os custos e o tempo para obter a certificação ISO 9000. “Nesse curto tempo de existência conseguimos um avanço significativo.

Se não houvesse o apoio da incubadora, a empresa estaria num estágio inferior”, conta Morelli, ao destacar que a Sysen já desenvolveu oito programas. A 2m IT Solutions, incubada desde janeiro de 2003 e responsável por desenvolvimento de software para área de saúde, já colocou no mercado um sistema que captura imagem e gerencia os dados e outro voltado à gestão de clínicas e laboratórios. ?A ajuda é importante, pois acelera o processo de desenvolvimento?, destaca Marcelo Duarte, um dos sócios.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes