Ônibus coletivo terá motor a diesel e a gás natural

A partir de 2006 as frotas de ônibus do sistema coletivo de São Paulo serão equipadas com motor bicombustível a diesel e a gás natural. O motor está em fase de testes para concluir 100 mil quilômetros e será feito pela Delphi, que já tem pronto o sistema de injeção e o motor. O anúncio foi feito segunda-feira (3) pelo secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico João Carlos de Souza Meirelles, durante a abertura do SIMEA (Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva), realizado em São Bernardo.

Segundo o secretário, pela primeira vez na história da Agência Nacional do Petróleo será feita licitação. “Portanto, na pior das hipóteses se faltar gás, usa o motor a diesel”, disse. Com o novo motor, a expectativa é de reduzir rigorosamente a poluição ambiental.

O SIMEA 2005, organizado pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), terminou ontem (5) e discutiu temas do setor, visando o avanço tecnológico da área, e serviu também para relembrar o início de investimento automobilístico no Brasil,ocorrido a partir de 1956 com o Plano de Metas do governo do presidente Juscelino Kubitschek.

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Homenageados

Durante o evento, foram homenageados nomes importantes da história automobilística no País. Entre eles, Juscelino Kubitschek, representado pela neta Júlia Kubitschek, Sydney Latini, ex-secretário executivo do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), André Beer, vice-presidente da General Motors por 18 anos, Abrahan Kasinsky, ex-proprietário da Cofap e atualmente da Kasinski Motos, e Wolfgang Sauer, presidente da Volkswagen do Brasil nas décadas de 70 e 80.

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