Rivalidade política na região continua após voto

Em São Bernardo, faixa pintada de vermelho remete ao partido do prefeito / Foto: Marciel Peres

As divergências e contrariedades ideológicas que acirram o embate entre concorrentes históricos no período eleitoral, em muitos casos, não terminam com a apuração dos votos. Muitos eleitos querem deixar rastros da sua marca e do seu partido em ações desnecessárias ou irrelevantes.

Existem inúmeros casos que ilustram o fato em todo o ABC. Em Santo André, atualmente o PT e PTB são rivais ferrenhos, pois se alternam no comando do Paço há décadas. Em 2008, Aidan Ravin conseguiu emplacar uma candidatura até então desacreditada que quebrou a hegemonia de 12 anos do PT no Executivo. Hoje, três anos depois, algumas iniciativas chamam atenção.

Newsletter RD

O prédio alugado pela Prefeitura de Santo André, na rua Catequese, que abriga as Secretarias de Educação, Obras e Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, não possui o número 13 nos elevadores. Do 12º andar pula-se ao 14º. O fato gera polêmica porque 13 é o número do PT (Partido dos Trabalhadores) e Aidan é filiado ao PTB, cuja legenda é o 14.

O prefeito de Santo André anunciou também, neste mandato, a mudança no nome da EPT (Empresa Pública de Transportes), que passou a se chamar SATrans (Santo André Transportes). Além da troca do nome, os ônibus da cidade ganharam nova cor.

Aidan justificou que o novo nome da empresa traria mais identificação com Santo André. Em relação às novas cores – de azul e vermelho para azul e amarelo – o chefe do Executivo negou que a alteração do vermelho tivesse relação com o fato de ser a cor do PT. Segundo Ravin, a nova combinação tem mais semelhança com a bandeira de Santo André. A mudança de cor também atingiu os pontos de parada de ônibus, que perderam o vermelho e ficaram azuis.

São Bernardo teve peregrinação 

Em São Bernardo, em 2009, logo na posse de Luiz Marinho, 20 anos depois da primeira e única vitória do partido na cidade, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que havia perdido duas eleições consecutivas no município, subiu os 18 andares da Prefeitura a pé. A iniciativa serviu para afastar as bruxas das administrações anteriores. Espalhar água benta em cada pavimento esteve nos planos, mas Vicentinho declinou.

Ainda no prédio do Executivo é possível o Salão Nobre com a parede na coloração mais voltada ao vermelho, assim como a faixa de pedestres em frente ao Paço, na avenida Pereira Barreto. A faixa de pedestre corada foi alvo de ação no Ministério Público. 

Em São Caetano, duelo foi entre correligionários

São Caetano, nas últimas três décadas, o governo é do PTB. A maior oposição, o PT, não encontrou eco ainda no eleitorado para chegar ao comando do Palácio dos Bandeirantes. Com o obscurantismo da oposição, os impasses ficam por conta das ações de quem está no comando. 

Eleito pela influência eleitoral do então prefeito Luiz Olinto Tortorello (PTB), José Auricchio Júnior (PTB) surpreendeu ao, nos primeiros meses de gestão, exonerar da Administração pessoas ligadas ao ex-prefeito. 

Outra marca da gestão Tortorello, sucumbida por Auricchio, foi o Portal da Cidade. A placa marcava a entrada do município. O luminoso, feito pelo ex-prefeito, foi retirado pelo sucessor Auricchio.   

___________________________________________________________________________

Leia as outras reportagens da série especial sobre rixas políticas elaborada pelo RD:

2 – ABC pode ter cinco novos casos de rixa

3 - Ações motivadas por rixas podem significar falta de planejamento

4 - Rixas entre políticos podem desagradar novo eleitor

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes