Município estuda implantar educação de trânsito nas escolas

Alunos da rede municipal vão receber noções de trânsito (Foto: Divulgação)
Após o encerramento do projeto Educação para a Mobilidade, a Prefeitura de Santo André pretende implantar a Educação no Trânsito nas escolas. No projeto piloto deste ano, que teve início em maio, a cidade envolveu 12 escolas e um total de cinco mil alunos entre 4 e 10 anos. O secretário de Educação do município, Gilmar Silvério, explica que o projeto ainda está em fase de avaliação e que, por meio do trabalho realizado no projeto deste ano, conseguiu observar os problemas existentes no trânsito, como vias com mais acidentes. 
 
A conclusão é de que é necessário tornar a educação de trânsito uma realidade nas escolas. “Sabemos da violência do trânsito brasileiro e observamos belos exemplos em que a morte foi reduzida por meio da educação. Estamos investindo nas crianças, pois sabemos que elas têm potencial para conscientizar os adultos. Não podemos permitir que tanto elas, quanto os jovens e os adultos continuem sendo vítimas nas vias públicas”, afirma. 
 
Silvério prevê uma ação de capacitação para os professores logo no início do ano letivo de 2016. Porém, ainda há muito para ser decidido. Não foram pensados como serão os materiais didáticos, por exemplo, o número de aulas relacionadas ao tema, nem como implantar o sistema na rede de educação. 
 
Segundo o titular da Pasta, os alunos das Emeis contam com dois professores. Um pedagogo e um de educador físico. “São duas aulas de educação física por semana, e pensamos em introduzir o projeto pelo menos em uma aula por semana. Também podemos fazer um projeto que fica o ano inteiro vigente ou que tenha começo, meio e fim, como aconteceu neste ano”, explica o secretário.

Travessia Segura
A ação da Prefeitura de Santo André deriva de proposta do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, aprovada pela assembleia de prefeitos em abril e retomada pela entidade regional em setembro por meio da campanha de conscientização batizada de Travessia Segura, que contou com ações de rua e maior visibilidade de mídia. 
 
Lançada em 2011, a Campanha Travessia Segura teve uma primeira fase que durou até 2012. A segunda etapa já tem reedições previstas para os próximos dois anos, conforme estabeleceu o Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017, elaborado pelo Consórcio.
 
Segundo informações do Consórcio Intermunicipal, em outubro a Campanha Travessia Segura, que no mês passado ocorreu nas ruas, desta vez visitará 54 escolas municipais das sete cidades em nove datas pré-definidas. Além de interagir com o personagem Mister Mão, os alunos vão receber luvinhas para disseminar o gesto de sinalizar a travessia e ganhar cartilhas informativas

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes