ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

São Bernardo investe em turismo industrial

A Prefeitura de São Bernardo firmou, recentemente, convênio com mais uma empresa para o programa de turismo industrial. A parceria com a Omnisys Engenharia, fabricante do alto setor de alta tecnologia, consolida nove participantes na iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET). Segundo Fernando Bonísio, diretor da divisão de Turismo da Prefeitura e coordenador do programa, o objetivo principal do projeto é dar uma característica ao segmento turístico de São Bernardo.

O programa, lançado em 2013, promove visitas monitoradas às fábricas e já recebeu, até julho, 1,5 mil visitantes, sobretudo universitários de outros Estados, interessados em conhecer o parque industrial local. “Percebemos que poderíamos utilizar as indústrias para atrair pessoas, ao invés de afastá-las”, explica Fernando.

Newsletter RD

A realização de turismo industrial por municípios não é novidade. Porém, o parque industrial de São Bernardo possui características que permitem que o segmento seja considerado diferenciado dos demais. Primeiramente, é um dos poucos locais onde há uma quantidade significativa de empresas de grande nome no mercado industrial. As filiadas ao programa, além da Omnisys Engenharia, demonstram essa característica. São elas a Wheaton Brasil Vidros, a Zurich Termoplásticos, a Formags Gráfica e Editora, a Mercedes-Benz do Brasil, a Scania Latin America, a Volkswagen do Brasil, BASF – We Create Chemistry (Tintas Suvinil e Fundação Espaço Eco) e a Friozem Logística.

Outro diferencial está no próprio programa criado pela Prefeitura, uma vez que em outras cidades e países é de costume que as próprias empresas abram as portas para as visitas. “Somos nós que buscamos as parcerias”, diz o diretor.

Renda

A cidade como um todo é beneficiada pelo turismo industrial. São Bernardo recebe, mensalmente, grupos de no mínimo 30 pessoas de outros Estados e, até mesmo, de outros países que permanecem durante uma semana no município. Então, esses turistas usufruem das atrações da cidade, como bares, restaurantes e hotéis. Para fomentar a atividade econômica gerada pelos visitantes, a Prefeitura lançou um edital que foi aderido por estabelecimentos comerciais do município. “Existem bares que oferecem 20% de desconto na conta caso a pessoa se identifique como turista industrial”, exemplifica.

O programa parece fazer sucesso. Todas as visitas até julho de 2016 já têm interessados. A iniciativa também já chegou a terras internacionais. Em março, São Bernardo recebeu o primeiro grupo internacional de visitantes. Um grupo de 32 pessoas do Peru, entre universitários e professores, veio ao Brasil para conhecer o parque industrial local.

Município de Interesse Turístico

São Bernardo pleiteia o título de Munícipio de Interesse Turístico, um estágio anterior ao título de Estância Turística, criado pelo Governo Federal em lei deste ano. “Por quesitos técnicos, poderíamos figurar entre as principais Estâncias do Estado”, declara Bonício. O principal interesse na classificação são os créditos concedidos pela União. “O governo oferece R$ 500 mil por ano para os Munícipios de Interesse Turístico investirem no segmento”, explica.

Segundo o diretor, caso os títulos sejam adquiridos, a nova classificação não irá interferir no segmento industrial da cidade. “É a principal atividade econômica de São Bernardo, não pretendemos atrapalhar”, diz.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes