ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Patagônia chilena é ideal para descanso e aventuras

Punta Arenas tem porto e é repleto de edificações centenárias (Foto: Terramundi Viagens)

 Uma terra isolada, quase intocada, onde se pode ter o que há de mais raro em nossa sociedade: silêncio e desconexão. Assim é a Patagônia Chilena, um verdadeiro paraíso na América Latina, repleto de belezas naturais. No extremo austral do Chile, as baixas temperaturas, em especial no inverno, cobrem a paisagem com a neve branca. Entretanto, a região oferece uma grande rede de hotéis que podem trazer todo o conforto que se espera ter durante as férias, e as opções de passeio são apropriadas às mais variadas faixas etárias.

O território foi descoberto pelo navegante português Hernando de Magallanes, que estava a serviço da Espanha, em 1520. Por tal motivo que a região é conhecida pelo nome Província de Magalhães. Apesar das condições climáticas dificultarem a ocupação europeia na região, em pouco tempo a população nativa desapareceu, e os resquícios de suas tradições foram mantidos em museus, como o Museu Municipal. Ainda hoje, para se ter acesso à Patagônia chilena é recomendável o uso de avião ou barco, a menos que o acesso seja feito pela Argentina, o que permite o uso de veículos terrestres.

Newsletter RD

Punta Arenas é um exemplo da importância da prática portuária na Província de Magalhães. Os cerca de 130 mil habitantes da comunidade dependem das atividades econômicas do porto de Punta Arenas, que antes da criação do Canal do Panamá, foi o principal ponto de navegação dos oceanos Pacífico e Atlântico. De Punta Arenas sai grande parte dos cruzeiros que seguem para a Antártida, além de embarcações e aviões que saem em direção a Tierra del Fuego, ilha considerada misteriosa e encantadora, cheia de lendas, onde as grandes atrações são a navegação e a observação da natureza. Em Punta Arenas pode-se conhecer também os prédios centenários e o cemitério local, muito famosos, além das colônias de pinguins na Isla Magdalena e na Seno Otway.

O Parque Nacional Torres del Paine está a 6h de Punta Arenas e é, desde 1978, uma Reserva da Biosfera pela Unesco. Com área de 250 mil hectares, o parque possui 250 km de trilhas e um conjunto de montanhas sempre cobertas por neve. As mais conhecidas são a Cuernos del Paine, que tem picos retorcidos, e a montanha Torres del Paine, que dá nome ao parque e parece ser três grandes dedos de granito. Além delas, Paine Grande e Cerro Fortaleza são famosas pelos seus três mil metros de altura, e As Torres surgem logo acima de um vale onde se localizam lagos, rios, cachoeiras e densas florestas. As diversas trilhas no parque podem exigir diferentes níveis de preparo físico, por isso sempre haverá algum que mais se adaptará ao visitante, independentemente de sua idade.

Aventuras aguardam os visitantes em Puerto Natales, cidade com cerca de 19 mil habitantes. Além de preservar a história local, com casas e edifícios que foram mantidos desde a chegada dos imigrantes, Puerto Natales dá acesso a locais como o Morro Dorotea que permitem cavalgadas sobre a formação rochosa. A maior atração, porém, é a cova do Milodon: em 1895 o capitão Eberhard encontrou uma caverna com 30m de altura, 80m de largura, e 200m de profundidade onde, na pré-história, habitava um animal com cerca de 3m de altura chamado Milodon. É ali que os visitantes podem ter um contato maior com a origem biológica e geológica da Patagônia, certamente uma passeio indispensável. Os pacotes para 6 dias custam cerca de US$ 1,7 mil.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes