ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Para Arthur Zanetti, Pan é degrau para o Mundial

Objetivo de Zanetti é ir para a final por equipes (Foto: Divulgação)

O campeão olímpico Arthur Zanetti é um dos principais destaques da delegação brasileira de ginástica que disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, de 10 a 26 de julho. Na competição, Arthur foca na medalha de ouro nas argolas, título que ainda não tem apesar de ser campeão olímpico e mundial. Mas também sabe que a competição é um teste de luxo para a seleção que visa a inédita vaga olímpica para o Brasil, por equipe, em disputa no Mundial de Glasgow, na Escócia.

As competições de ginástica masculina no Pan serão de 11 a 15 de julho, no Toronto Coliseum. “É um ginásio bom”, diz Arthur que, a convite do governo canadense foi a Toronto em janeiro para conhecer a cidade e as instalações do Pan. “Agora vai estar mais quente, um clima bom”, comenta, lembrando que enfrentou temperaturas muito abaixo de zero.

Newsletter RD

O objetivo principal do ano é conseguir ir para a final por equipes no 46º Mundial de Ginástica Artística de Glasgow, de 23 de outubro a 1 de novembro, e classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. “É trabalhar duro, precisamos conseguir a vaga. Temos que trabalhar três vezes mais, eu quero muito ter a sensação que tive em São Paulo, durante a etapa da Copa do Mundo, no Rio.”

Seleção

A delegação de ginástica que defenderá o Brasil no Pan foi anunciada pela Confederação Brasileira no dia 26 de junho. Além de Zanetti, a seleção contará com Arthur Nory Mariano, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt – companheiro de Arthur na Serc/Agith, de São Caetano –, e Petrix Barbosa. Os ginastas embarcaram no sábado passado (27/6) para aclimatação em Colorado Springs, nos Estados Unidos. De lá, o grupo seguiu diretamente para Toronto. “A seleção dos Estados Unidos sempre treina em Colorado. É um bom local”, explicou.

Arthur Zanetti fez as seis avaliações propostas antes de ser confirmado na seleção do Pan. “Descartei as duas piores notas dentre as seis. Fui regular nas argolas, com média 15.8 e também no solo, apesar de média menor, de 14.8. Nos saltos, não fui tão regular, mesmo assim fiquei com média 14.7. É claro que sempre tenho mais dificuldades no solo e saltos. Mas estou muito regular nas argolas. Foi bom. Estou bem e a preparação que está com foco lá no Mundial, passando pelo Pan, vem fluindo bem, do jeito que eu imaginava”, avaliou.

Este ano, Zanetti disputou e venceu nas argolas três etapas da Copa do Mundo, em Cottbus (ALE), Doha (CAT) e São Paulo. O Pan não vai ser fácil, principalmente nas disputas por equipes. “Os Estados Unidos vão com o seu time principal, que é muito forte. Vamos com a melhor equipe no momento para lutar pelo melhor resultado possível.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes