Mauá isenta idosos de pagar Zona Azul

O cartão do idoso dá direito a que ele estacione gratuitamente por um período máximo de 120 minutos (Foto: Banco de Dados)

Nesta terça-feira (16), em cerimônia no CEU das Artes, o Prefeito Donisete Braga assinou o decreto que efetiva a isenção na Zona Azul para os idosos em Mauá. O benefício atende os motoristas com mais de 60 anos, e é válido para todos os bairros da cidade.

Atualmente, o município tem 1.498 vagas de Zona Azul; dessas, 75 são destinadas a idosos, equivalendo a 5% do total. Para ter direito à Zona Azul gratuita, os idosos precisam possuir um cartão especial, emitido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, deixando-o em local visível no carro quando estacionarem nas vagas delimitadas.

Newsletter RD

Mauá já possui 1.092 usuários cadastrados, aptos a usarem a Zona Azul gratuita. Os interessados em fazer seu cartão devem levar originais e cópias simples de RG, Habilitação e comprovante de residência até a Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada na Rua Santa Helena, 130, para a emissão do cartão.

A Zona Azul em Mauá abrange 58 ruas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Por 30 minutos de estacionamento, o motorista paga R$ 0,75. O tempo máximo permitido é de 120 minutos, pagando R$ 3,00. O cartão do idoso dá direito a que ele estacione gratuitamente por um período máximo de 120 minutos.

Cartão SIM
Durante o evento, também foi apresentado aos presentes o cartão SIM Sênior, que está substituindo as antigas carteirinhas de gratuidade. O cartão é emitido pela Bus Fácil, empresa que controla a bilhetagem na cidade, e garante o embarque facilitado nos ônibus municipais e terminais, sem constrangimento ou atrasos – o passageiro idoso passa pela catraca, como todos os outros. A recarga do benefício é automática.

Desde o início do ano até o dia 12 de junho, foram emitidos 10.224 cartões SIM Sênior na Loja do SIM, no Terminal Central. Para tirar o cartão SIM é necessário ter 60 anos ou mais e levar à Loja do SIM comprovante de endereço, RG, CPF, número do benefício (se tiver) e a carteirinha anterior (se tiver), todos originais. A renovação é anual.
A partir dos 65 anos não é mais necessário fazer o cartão. O idoso tem direito por lei de viajar apenas apresentando a identidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes