ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

S&P diz que rating e perspectiva negativa da Petrobras não mudam com balanço

O rating BBB- e a perspectiva negativa da nota da Petrobras não foram imediatamente afetados pela publicação do balanço auditado, afirmou a Standard & Poors.

Segundo a agência de classificação de risco, a divulgação do balanço antes do final de abril já estava incorporada em seu cenário base. Além disso, as baixas contábeis em ativos – R$ 44,636 bilhões em impairments e R$ 6,194 bilhões em perdas relacionadas à corrupção – são consideradas ajustes contábeis que não enfraquecem as principais métricas de alavancagem da companhia.

Newsletter RD

Já a manutenção da perspectiva reflete incertezas de médio prazo sobre a capacidade da Petrobras em aumentar a produção e, consequentemente, diminuir sua alavancagem. Ela também incorpora riscos relacionados às investigações em andamento, potencial de recebimento de multas e incertezas sobre a capacidade de a empresa voltar a ter acesso pleno ao mercado de capitais.

“Nossos ratings sobre a Petrobras continuam a refletir nossa visão de que existe uma alta probabilidade de que a companhia receba apoio do governo brasileiro em cenários de estresse financeiro”, diz a agência em nota. “Na ausência de mudanças no rating soberano ou da probabilidade de o governo intervir em favor da companhia, um rebaixamento poderia ocorrer caso o perfil de crédito individual (SACP, na sigla em inglês) caísse para b”. No momento, o SACP da Petrobras é b+.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes