ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Debate É Proibido Proibir acontece hoje na Usp

A Universidade de São Paulo (USP) realiza nesta terça-feira, 31, às 19h, no Auditório da História, um debate entre os biógrafos Paulo César de Araújo e Julio Maria. Paulo, especialista em música popular brasileira e professor da PUC-Rio, é autor da biografia proibida Roberto Carlos em Detalhes, retirada das lojas desde 2007, quando o cantor entrou na Justiça contra a publicação. Julio, repórter de música do jornal O Estado de S. Paulo, lançou, em março, o livro Nada Será Como Antes, uma biografia da cantora Elis Regina.

O evento gratuito É Proibido Proibir – As Biografias e a Liberdade de Expressão pretende discutir as leis que regem as publicações hoje no Brasil, as biografias autorizadas e não autorizadas e a função do biógrafo diante dos dilemas impostos por este cenário. A mediação será feita pelo jornalista e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Alexandre Barbosa.

Newsletter RD

As duas publicações seguiram caminhos diferentes. Paulo fez um livro sem o consentimento de Roberto e não contou com seu apoio depois da publicação. Roberto se manifestou dizendo que ele mesmo iria escrever a própria história. Já os herdeiros de Elis tiveram acesso à obra antes de sua publicação, mas decidiram não fazer interferências ou imposições.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes