Diadema faz 55 anos de emancipação

Shopping Praça da Moça é um dos marcos do comércio local. Foto: Banco de Dados

Diadema completa 55 anos de emancipação neste dia 8 de dezembro. A cidade, 14ª maior economia do Estado de São Paulo e a 41ª em importância no Brasil, tem como maior desafio melhorar a área da saúde. O município conta com 30 equipamentos na rede – 70 na área educacional e 25 de esporte e lazer – mas enfrenta problemas, como no Hospital Municipal.

O equipamento, que serve de referência para o atendimento de vítimas de acidente de trânsito nas rodovias que passam pela região, não possui alvará do Corpo de Bombeiros e nem mesmo itens básicos, como sabonete. Os pacientes recebem atendimento em macas nos corredores.

Newsletter RD

“[Falta] a titularidade do prédio, [falta] o laudo dos bombeiros, falta tudo. É aberto porque é público. Eu não tenho vergonha de falar isso e não tenho medo de falar isso. Se pegar fogo no prédio, nós corremos riscos, todos nós corremos riscos. Só que agora eu vou fechar um hospital onde são feitos 640 atendimentos diários. Como eu vou fechar um hospital desses? Não tem como fechar”, desabafou o prefeito Lauro Michels (PV), em recente entrevista ao justificar, também, que por se tratar de área do INSS, o município não pode fazer intervenção.

O prefeito Lauro Michels também ressalta a questão financeira. “O IPTU pago em Diadema representa apenas 10% da arrecadação. O ICMS, que é o imposto principal, caiu aproximadamente R$ 30 milhões devido à baixa produção da indústria. Apesar deste cenário, temos o desafio de atender as necessidades dos munícipes, sejam aquelas consideradas como essenciais, como Saúde, Educação e Habitação, sejam outras que considero igualmente importantes como Meio Ambiente e Cultura”, avalia Michels.

Município chamava vila  Conceição, em S.Bernardo

Após a realização de plebiscito em 24 de dezembro de 1958, Diadema se emancipou de São Bernardo, onde era até então um bairro, chamado vila Conceição. Em 1959 realizaram-se as primeiras eleições e no dia 10 de janeiro de 1960, com a posse dos eleitos, se instalou oficialmente o novo município.

Com uma área de 30,7km², o que representa 4,94% de todo o território do ABCD paulista, Diadema possui atualmente 386.039 habitantes (IBGE 2010), e a segunda maior densidade demográfica do País, com 12.574 habitantes por km².

Diadema conta com mais de 6 mil estabelecimentos comerciais, infraestrutura de ruas iluminadas e asfaltadas, política de segurança que reduziu em quase 80% o nível da violência e parque industrial de 1.866 indústrias.

De 2006 para cá a vinda de marcas conhecidas da área do varejo para Diadema ratificou grande potencial de consumo e lojas, como Magazine Luiza, Dicico, Habibs, Wal-Mart com a bandeira Maxxi, Tenda Atacado e Casa Monte, fincaram unidades em Diadema.

Outro marco no período foi a instalação do primeiro shopping da cidade, o Praça da Moça, na rua Graciosa, com investimos da ordem de R$ 150 milhões. Sete lojas âncoras, como Renner, C&A, Riachuelo e Centauro, sete semi-âncoras, 159 lojas satélites, cinemas, praça de alimentação e vagas para quase 2 mil veículos estão no mix do praça da Moça.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes