ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Turismo Industrial na região tem 600 visitas em um ano

Ações foram discutidas durante workshop realizado em São Bernardo (Foto: Divulgação)

Em pouco mais de um ano de atividades, o primeiro projeto de Turismo Industrial da região, desenvolvido desde agosto do ano passado em São Bernardo, completou 600 visitas e tem agenda com grupos de São Paulo e de outros Estados programadas até novembro de 2015. Para apresentar o potencial desse segmento, o “I Workshop sobre Turismo Industrial do Grande ABC”, realizado na noite de terça-feira, promoveu o encontro entre empresários, agências de viagens, entidades de classe e poder público, buscando expandir a proposta para as sete cidades.

O evento, fruto de convênio de cooperação entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC foi realizado no Hotel Blue Tree Towers, em Santo André. A iniciativa teve como objetivo revelar esse potencial turístico e firmar a região como destino para turistas que se interessam pela história da industrialização do País, explorando o ABC não só como polo da indústria automotiva, mas como detentor de diversos parques fabris, como os do setor químico, cosmético e de alimentação, entre outros. A Rota do Turismo Industrial inclui visitas pelo interior das fábricas, mostrando de perto as linhas de montagem e tecnologias empregadas nas empresas da região.

Newsletter RD

O Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, lembrou que a indústria continua forte no ABC, e mantém vasto patrimônio a ser preservado e explorado em projetos como o de Turismo Industrial. “Somos o 3º PIB industrial do País, o 4º PIB nacional e o 5º mercado consumidor, e temos potencial para avançar em atividades como esta”, destacou.
Durante o workshop Gustavo Youssef e Stefânia Valle, da consultoria Exxmartt, falaram sobre as “Oportunidades do Turismo Industrial”, apresentando um panorama do tema e contando suas experiências obtidas em visitas a 12 países nos quais esse tipo de turismo também atua como ferramenta de construção de marcas para as empresas. “Nós estamos na era da experiência, de entender, sentir o cheiro da graxa, ver a máquina funcionando. Todo esse conjunto é extremamente importante para o turismo industrial dar certo”, explicou Stefânia Valle.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes