Anúncio de Dilma faz aniversário sem obras de mobilidade

Em evento no Paço de São Bernardo no dia 19 de agosto, a petista prometeu R$ 793 milhões para obras em mobilidade.

Há exato um ano a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), visitava o ABC para anunciar verbas federais para a região. Em evento no Paço de São Bernardo no dia 19 de agosto, a petista prometeu R$ 793 milhões para obras em mobilidade.

As obras integram o Plano de Mobilidade Regional, um documento elaborado pelo Consórcio Intermunicipal, que contém uma série de intervenções viárias. Os projetos têm como objetivo garantir fluidez para usuários de transporte coletivo e individual do ABC.

Newsletter RD

Passado um ano do anúncio de Dilma, as obras ainda não tiveram início – e não vão começar tão cedo. A expectativa é que as intervenções comecem a sair do papel no final do ano ou, no cenário mais provável, no início de 2015.

Situação atual

Atualmente, os projetos estão sob análise da Caixa Econômica Federal. Os contratos entre prefeituras e o banco foram assinados no dia 2 de julho, e desde então, começou a contar um prazo de 120 dias em que a instituição financeira vai avaliar os projetos enviados pelas administrações municipais.

O prazo termina, portanto, em 2 de novembro. Esta é a data-limite para que a Caixa, enfim, dê o OK para que as prefeituras possam abrir as licitações. Levando em consideração o tempo em que normalmente um certame demora, é provável que as obras só comecem em 2015.

Demora

Na avaliação do Consórcio Intermunicipal, fatores como o fato de o Plano de Mobilidade envolver diversas cidades impediram que as obras ainda saíssem do papel. “Nós não estamos lidando – e também os organismos federais -, com um único município, com um único procedimento, CNPJ”, lembra o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani. “É um processo diferente de um único município, exige um outro tipo de procedimento”.

“Não posso dizer se poderia ser mais rápido ou não. O que percebemos é que é um trabalho que do nosso lado sempre contou com um diálogo possível e ágil dos ministérios envolvidos na intensidade que também a eles foi possível caminhar”, afirma Bresciani.

O que será feito

Entre as obras que receberão verbas federais e devem ter licitação aberta em julho estão a ligação da avenida Casa Grande (Diadema), com a avenida Marechal Castelo Branco (São Bernardo) pela rua Mem de Sá; abertura do cruzamento da avenida Fagundes de Oliveira no Corredor ABD, em Diadema; construção de um novo terminal de ônibus em Mauá e a duplicação da Estrada dos Alvarenga, em São Bernardo.

São Bernardo é a cidade que vai contar com o maior número de intervenções: construção dos Terminais São Pedro, Batistini e Alves Dias, duplicação da avenida Luiz Pequini, entre a Praça dos Bombeiros e rua dos Vianas, entre outras obras. São 34 obras previstas nesta fase inicial do Plano de Mobilidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes