Navios começarão busca por caixa preta de avião sumido

A equipe responsável pela busca do avião desaparecido da Malaysia Airlines lançou uma busca submarina nesta sexta-feira para encontrar a caixa preta da aeronave, restando apenas alguns dias antes que a bateria da caixa preta acabe.

O chefe da agência conjunta que está coordenando a busca no sul do Oceano Índico, Angus Houston, informou que as buscas serão feitas pelo navio australiano Ocean Shild, que está transportando um localizador da Marinha dos EUA, e pelo britânico HMS Echo. Eles farão uma varredura de 240 quilômetros no Oceano Índico.

Newsletter RD

Os gravadores de dados do avião emitem um sinal que pode ser detectado pelos equipamentos a bordo dos navios. No entanto, o aparelho para de transmitir o sinal cerca de 30 dias após o acidente, o que significa que as buscas têm pouco tempo disponível para encontrar a caixa preta do Boeing 777 sumido desde 8 de março.

A área de busca foi definida com base em sinais emitidos pelo avião a cada hora após desaparecer dos radares em um voo de Kuala Lumpur a Pequim, com 239 pessoas a bordo. A localização escolhida teve como base essa informação, combinada com os dados disponíveis e a velocidade estimada, informou Houston.

O equipamento dos EUA pode encontrar os sinais emitidos pela caixa preta a uma profundidade de 6.100 metros, mas o aparelho só pode ser movido lentamente, a apenas 1 a 6 milhas por hora. Houston disse ser improvável que outros navios com localizadores de caixa preta se juntem à operação em breve, já que esses equipamentos estão em falta.

Já as buscas desta sexta-feira por fragmentos do avião contarão com 14 aviões e nove navios, que deverão vasculhar uma área de 217 mil quilômetros quadrados. Várias embarcações também têm helicópteros a bordo. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes