Sessão quente tem até troca de palavrões em São Caetano

A primeira sessão da Câmara de São Caetano com o retorno de Eder Xavier ao Legislativo foi marcada pela alta tensão. Com a galeria tomada pelo público – parte apoiando e parte criticando – o que se viu foi uma espécie de Fla-Flu em torno do ex-secretário de Esportes.

Eder utilizou a tribuna por cerca de 10 minutos – em duas oportunidades ao todo – para justificar o pedido de demissão, depois de 42 dias úteis no primeiro escalão, em decorrência da discordância com o pagamento feito a atletas, como o medalhista de ouro olímpico, Arthur Zanetti, e também aos clubes que, segundo Eder, não prestam contas como deveriam. Tanto o técnico de Zanetti quanto o empresário estavam entre os presentes que acompanhavam a rotina em plenário.

Newsletter RD

“Tem clube que não tem estrutura, não tem alvará, e assim mesmo recebe. Nós, contribuintes, pagamos tudo para o clube e o espaço ainda é cobrado para o morador utilizar”, criticou, citando, por exemplo, o caso do Tennis Clube. Mesmo o local sendo um terreno público, a direção do espaço cobra dos moradores pela prática esportiva.

O público presente se inflamou e os que criticavam cobram de Eder apoio para uma CPI do Esporte, diante das irregularidades apontadas por ele mesmo. “Já que o senhor mesmo disse que tem tanto erro, vamos apurar”, provocou o vereador Edison Parra (PHS). “Estou cansado de apresentar CPI e não dar em nada. Se for consenso, eu assino sem problema algum, retrucou o ex-secretário.

Com o clima quente, a todo instante o presidente da Casa, Sidão da Padaria (PSB), pediu silêncio aos presentes em respeito ao discurso dos vereadores. Em um certo momento, Eder chegou a se levantar da cadeira em plenário e dizer ao presidente que tinha gente da família dele sendo ameaçada na galeria. O que não foi comprovado.

Com o clima tenso, os vereadores se retiraram do plenário por volta das 18h30, interrompendo por tempo indeterminado o trabalho. Eles voltaram, propositalmente, perto das 20h30 já para encerrar a sessão, pois o regimento estabelece o prazo máximo de 3 horas de expedientes. Caso contrário, é preciso prorrogar os trabalhos por tempo indeterminado.

Palavrões

Na sala dos vereadores, localizada atrás do plenário, eles ficaram reunidos por quase duas horas. Neste período, segundo fontes, houve discussão acalorada entre Eder Xavier e Cidão do Sindicato, inclusive com troca de insultos.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes