ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Walfrido: governo enviará emenda para aumentar repasse

O ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, informou que o governo encaminhará ao Congresso uma nova PEC (proposta de emenda constitucional) elevando em um ponto porcentual o valor repasse da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a partir de setembro.

Em entrevista após participar de reunião sobre o assunto no Ministério da Fazenda, Mares Guia explicou que a PEC em tramitação no Congresso não pode receber emenda que fixaria o início da vigência do reajuste do FPM e, por isso, será retirada de pauta. O ministro confirmou que o pagamento do primeiro aumento aos municípios será feito no primeiro decêndio de dezembro e corresponderá aos meses de setembro, outubro e novembro

Newsletter RD

Da reunião na Fazenda, que durou duas horas e meia, participaram ainda o ministro Guido Mantega e os líderes de partidos da oposição e do governo. Mares Guia informou que a nova PEC ficará “apensada” à atual, o que significa que terá preferência na votação e não precisará cumprir os prazos de tramitação regulares.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes