
Uma tesoura, alguns centímetros de cabelo e poucos minutos. Um gesto simples pode ajudar uma mulher ou uma criança a recuperar a autoestima e a se reconhecer novamente diante do espelho.
É essa a proposta da Cabelegria, ONG que arrecada cabelos e confecciona perucas gratuitas para pessoas que perderam os fios em decorrência do tratamento oncológico ou da alopecia. No sábado, 24 de outubro, das 13h às 21h, a organização estará no Shopping Central Plaza, em São Paulo, para incentivar a doação.
Quem quiser renovar o visual poderá cortar o cabelo no local e doar as mechas para a confecção das perucas. Também será possível levar os fios já cortados de casa, desde que tenham mais de 15 centímetros, estejam limpos e completamente secos e sejam entregues presos com um elástico.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do impacto do câncer de mama, cuja incidência estimada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 78.610 novos casos por ano no Brasil, entre 2026 e 2028. Para muitas pacientes, a queda de cabelo durante o tratamento está entre as mudanças físicas mais visíveis da doença. Nesse contexto, a doação de fios ajuda a viabilizar perucas que podem contribuir para o bem-estar e a autoestima de quem enfrenta esse momento.
Na Cabelegria, cada mecha passa por uma triagem e é separada de acordo com a cor, o comprimento e a textura, até reunir as características necessárias para a confecção de uma peruca. Fundada em 2013, a ONG já recebeu mais de 480 mil doações de cabelo e entregou mais de 18 mil perucas. Quem não quiser ou não puder doar os fios também pode contribuir por meio da adoção de uma peruca, modalidade que ajuda a custear a produção e a ampliar o atendimento às pessoas que aguardam pelo acessório.
Além de estimular a solidariedade, a programação oferecerá serviços gratuitos de orientação e cuidado com a saúde. A ação é promovida pela Nativa FM em parceria com o Centro Universitário FMABC e o portal Saúde Minuto. Das 13h às 17h, equipes da instituição de ensino estarão à frente de quatro estações de atendimento.
Na estação de saúde e prevenção, serão oferecidos aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação da composição corporal por bioimpedância e orientação nutricional individualizada.
Já o espaço dedicado à saúde da mulher contará com orientações sobre o conhecimento das mamas e o autoexame, informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, avaliação com equipe de mastologia e teste genético por meio de coleta de sangue.
Para quem busca relaxamento, a estação de bem-estar oferecerá sessões de massagem, reflexologia e orientações sobre qualidade de vida. Por fim, a área de tricologia terá avaliação capilar e orientações sobre saúde do couro cabeludo, queda de cabelo e cuidados com os fios.
Serviço
Data: 24 de outubro (sábado)
Horários:
Doação e cortes de cabelo: das 13h às 21h.
Atendimentos e orientações de saúde: das 13h às 17h.
Local: Shopping Central Plaza — av. Dr. Francisco Mesquita, 1.000, Jardim Ibitirama, São Paulo.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
