
O circo vai ocupar as escolas públicas de Mauá até dezembro. Idealizado pelo Espaço Cultural Circo Lunar, o projeto Brincadeiras Circenses realiza 30 oficinas formativas e 30 apresentações gratuitas, busca aproximar as crianças das artes circenses e das diferentes possibilidades de expressão por meio do corpo, do movimento e da imaginação.
Em outubro serão atendidas escolas do Jardim Itapeva, Jardim Zaíra e Parque das Américas. Em novembro, o projeto passa por escolas do Jardim Itapeva, Jardim Mauá, Jardim Rosina e Vila Lisboa. E em dezembro, as ações acontecem em escolas do Jardim Esperança, Jardim Oratório, Parque São Vicente, Vila Magini.
A iniciativa também prevê medidas de acessibilidade para garantir a participação de crianças com diferentes necessidades de acolhimento. As oficinas terão acompanhamento especializado para acolher crianças com necessidades específicas, o que inclu8i deficiência visual e neurodivergência. Já os espetáculos contarão com tradução em Libras.
A programação reúne duas montagens da Cia. Armárias: “Entre Elas”, que aborda a violência contra a mulher a partir do encontro de três amigas, e “Eu avisei que eu vinha”, que acompanha a travessia de mulheres nordestinas rumo à cidade de São Paulo. Serão 15 apresentações de cada obra, que levarão às escolas narrativas que articulam, na linguagem do circo, a questões sociais e experiências femininas.
Além dos espetáculos, as crianças poderão experimentar diferentes modalidades circenses nas oficinas de malabares, equilíbrio e técnicas aéreas. As atividades serão realizadas ao longo de cinco dias em cada escola participante, com seis oficinas por unidade.
Este projeto está sendo realizado com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Mais informações
Serviço: Projeto Brincadeiras Circenses
Período: outubro a dezembro de 2026
Local: escolas públicas de Mauá
Atividades: 30 oficinas circenses (malabares, equilíbrio e técnicas aéreas) e 30 apresentações gratuitas
Espetáculos: Entre Elas e Eu avisei que eu vinha, da Cia. Armárias
Valor: Grátis
Acessibilidade: intérprete de Libras nas apresentações e acompanhamento especializado nas oficinas para crianças com necessidades específicas de acolhimento.
Página oficial: www.instagram.com/
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
