
A enfermeira e estudante Maria Teresa Cardoso dos Anjos enfrenta um impasse com a Faculdade Paulista de Serviço Social (Fapss), em São Caetano, desde dezembro de 2025. Segundo ela, após concluir a Pós-Graduação em Urgência e Emergência, pela qual pagou cerca de R$ 4,8 mil, foi informada de que havia uma atividade online pendente e, por isso, não poderia receber o certificado.
“Eu não quero o meu dinheiro de volta, não é isso que eu tô pedindo. Eu tô pedindo para fazer a minha aula e pegar o meu certificado, e eles falam que eu não tenho direito”, afirma.
Maria Teresa relata que tentou entrar em contato com a instituição para regularizar a pendência, mas foi informada de que não há mais turmas disponíveis para que ela conclua a atividade.
“Eles me enviaram uma mensagem dizendo que não podiam fazer nada por mim, que não têm turma, que não abre mais essa turma lá. Aí eu falo: então você pode encaminhar para outra? Só para eu fazer minha prova online, porque eu preciso do meu certificado”, relata.
De acordo com a estudante, uma das alternativas apresentadas pela instituição teria sido a realização de outra pós-graduação. Para ela, porém, a opção não seria viável, já que significaria começar um novo curso.
“Aí eu vou ter que estudar, eu não sei se é oito meses, seis meses, eu não sei as outras plataformas, a faculdade, as aulas, o período deles. Mas eu vou ter que começar tudo de novo. Então, para mim, não é viável o meu dinheiro de volta, é viável eu ter a minha atividade”, afirma.
A falta do certificado, segundo Maria Teresa, também teria afetado sua vida profissional. Ela afirma ter perdido oportunidades de trabalho por não conseguir comprovar a conclusão da pós-graduação. “Perdi um emprego e promoção no emprego porque não tinha como apresentar esse certificado de pós-graduação”, comenta.
A estudante afirma ainda que aguardava a liberação da atividade desde agosto de 2025, quando teria realizado a última aula do curso. Segundo ela, inicialmente esperou que a pendência fosse disponibilizada, mas, diante da demora, passou a procurar a instituição.
“Tive essa última aula e fiquei aguardando. Eu acho que foi em agosto essa última aula e, para mim, estava tudo bem. Estava esperando essa atividade e não entrou. Aí eu comecei a entrar em contato com eles”, relata.
Segundo Maria Teresa, a Fapss informou que havia enviado avisos e orientações sobre a atividade pendente e a necessidade de regularização. A estudante, porém, afirma que não recebeu os comunicados ou e-mails e que permaneceu aguardando a liberação da atividade para concluir o curso.
Procurada pelo RD, a Fapss afirmou que disponibilizou meios de comunicação com a Coordenação e a Secretaria Acadêmica durante o curso, no entanto, não apresentou outra solução para a situação da estudante.
A instituição informou, ainda, que permanece à disposição para eventuais diálogos e esclarecimentos.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
