
João Fonseca voltou a derrotar Casper Ruud. Depois de bater o norueguês no Grand Slam de Roland Garros, em maio, o brasileiro venceu o adversário, 14º do mundo, na sexta-feira (07/08), por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/3, em 1h54, na terceira rodada do Masters 1000 de Montreal, no Canadá. Com a vitória, Fonseca, 26º do mundo, vai encarar o norte-americano Ben Shelton, décimo do ranking, nas oitavas de final.
O jogo começou bastante equilibrado, e os tenistas tiveram de variar muito o jogo para manter seus serviços. Nos dois primeiros games, João e Ruud travaram belos duelos, com mais de cinco minutos de disputa.
Ruud chegou fácil a 2/1, enquanto João teve de salvar dois break points para igualar em 2/2. O norueguês seguiu firme no quinto game, ao abrir 3/2 sem perder nenhum ponto, e conseguiu a primeira quebra de saque do brasileiro no sexto game, com 4/2. João cometeu três erros não forçados seguidos. Mas respondeu na sequência e devolveu a quebra para Ruud.
No décimo game, João obteve o primeiro ace para igualar o placar em 5/5. Já a quarta dupla falta não impediu que o norueguês chegasse a 6/5. Sacando bem, João confirmou seu saque e levou a decisão da parcial para o tie-break.
O desempate começou com mais uma dupla falta de Ruud, que devolveu o mini-break e ainda impôs um ace para ficar com 3/2. Um erro de João deixou Ruud em vantagem, com 4/3, mas o brasileiro se recuperou no nono ponto (4/5). Com bom saque e um smash, o brasileiro chegou ao set point: 6/5.
Ruud acertou novo ace e empatou. João foi consistente em dois pontos decisivos e fechou o tie-break em 8/6, após 1h05 de jogo.
João Fonseca começou muito bem o segundo set e impôs o ritmo da partida. Com isso, abriu logo 2/0, com direito a uma quebra de saque. E o brasileiro não parou por aí. O terceiro ponto no set veio com um belo ace para baixar a intensidade de Ruud, que buscava uma reação.
Ruud teve de lutar bastante para conseguir seu primeiro ponto na parcial e ainda contou com dois erros não forçados do brasileiro quando a disputa estava em 40/40. Com ótima variação de saque, João chegou a 4/1, e Ruud diminuiu para 4/2.
João colocou dois backhands sensacionais para obter o quinto game e deixar Ruud bastante pressionado. O norueguês sacou para 5/3. O brasileiro sacou e definiu a vitória.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
