
Santo André abriu inscrições para os interessados em participar da Jornada do Patrimônio 2026, iniciativa que tem o objetivo de articular, valorizar e fortalecer as políticas de preservação do patrimônio cultural paulista.
Santo André é uma das cidades que participam do programa estadual, assim como diversos museus, universidades, fundações e organizações culturais. São Paulo e Santos são exemplos de municípios que também aderiram à iniciativa.
A roda de conversa “Entre cantos e memórias: o terreiro como patrimônio histórico”, que acontece neste sábado (08/08), às 14h, é a primeira atividade da Jornada do Patrimônio em Santo André. No evento, a ialorixá Emanuela de Ṣàngó, filha e sucessora espiritual do pai Tonhão de Ogun, fundador do terreiro Asè Alaketù Ilè Ogun, abre suas portas para receber os visitantes para uma roda de conversa sobre sua atuação na preservação das culturas de matriz africana e a importância dos terreiros como lugar de resistência e salvaguarda da memória e patrimônio histórico das cidades. Após a roda de conversa, está prevista visita guiada pelo terreiro, fundado em 1972. O endereço é avenida Ampére, 77, no Jardim do Estádio. Inscrições pelo link bit.ly/TerreirocomoPatrimonio
No domingo (09/08), a Jornada do Patrimônio 2026 promove uma visita mediada ao Museu Funicular, em Paranapiacaba, a partir das 10h30. Para esta atividade, não é necessário fazer inscrições antecipadas.
A história da Banda Lira, que ostenta a marca de 107 anos de existência, é o tema de uma das atividades da Jornada do Patrimônio em Santo André. A roda de conversa com Suzana Kleeb, ex-historiadora da Secretaria de Cultura, será realizada no dia 20 de agosto, às 9h, na sede da instituição no Parque Antonio Fláquer, mais conhecido como Ipiranguinha.
Nessa roda de conversa, Suzana vai compartilhar com o público o conhecimento acumulado ao longo do processo de estudo de registro da Corporação Musical Banda Lira de Santo André como patrimônio cultural imaterial da cidade e conduzir os participantes por uma viagem pela história desta que é uma das mais antigas bandas ainda em atividade do Brasil. Haverá apresentação dos músicos após a roda de conversa. O Parque Ipiranguinha fica na rua Coronel Seabra, na Vila Alzira. Inscrições pelo link bit.ly/EstudodeRegistroBandaLira
O Centro Cívico de Santo André é o tema da atividade que acontece no dia 21 de agosto, às 9h, no Salão Burle Marx (9º andar do prédio do poder Executivo). Formado pelos prédios do Executivo, Legislativo, Complexo Cultural e Fórum, o projeto de Rino Levi & Arquitetos, juntamente com o paisagismo de Burle Marx, continua sendo referência de solução arquitetônica.
Por isso a roda de conversa sobre o Centro Cívico será com Aguinaldo Gonçalves, arquiteto da Secretaria de Cultura, que compartilhará com o público o conhecimento adquirido durante o período em que, enquanto membro do corpo técnico do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), realizou o estudo de tombamento deste que é um marco da arquitetura moderna nacional. Na sequência acontece a visita guiada, conduzida pelo historiador Maurício Tintori Piqueira. Inscrições pelo link bit.ly/RodadeConversaCentroCívico
O Inventário Participativo do Museu Ferroviário de Paranapiacaba, o Museu Funicular, vai ser o objeto da atividade marcada para o dia 22 de agosto, às 9h. A roda de conversa, que acontece na vila inglesa, será com a equipe de profissionais que conduziu a execução do inventário, iniciativa inovadora que atualizou o catálogo do acervo, unindo a equipe técnica do museu com ex-ferroviários locais.
Este processo colaborativo ajudou a identificar com precisão a origem, a destinação e as histórias por trás das antigas peças e maquinários da antiga São Paulo Railway. Após a roda de conversa acontece também uma visita guiada no Museu Funicular. Inscrições em bit.ly/RodadeConversaInventárioMuseuFunicular. O endereço é Largo dos Padeiros, s/n.
O último evento da Jornada do Patrimônio em Santo André vai analisar o sistema de abastecimento de água de Paranapiacaba, um dos patrimônios mais singulares do ABC, implantado pela São Paulo Railway e fundamental para a ferrovia e para a vila desde o tempo dos ingleses até os dias de hoje. As inscrições devem ser feitas em: bit.ly/VisitaSistemadeAguaParanapiacaba. O ponto de encontro é o Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba.
Serviço
Programação | Jornada do Patrimônio 2026
Data: 8/8 (sábado)
14h | Roda de conversa ‘Entre cantos e memórias: o terreiro como patrimônio vivo’
15h | Visita guiada pelo terreiro Asèalaketù Ilê Ogun
Local: Terreiro Asè Alaketù Ilê Ogun
Endereço: avenida Ampére, 77 – Jardim do Estádio
Inscrições: bit.ly/TerreirocomoPatrimonio
Data: 9/8 (domingo)
Horário: 10h30 | Visita Mediada ao Museu Funicular
Local: Pátio Ferroviário – Vila de Paranapiacaba
Inscrições: no local com 30 minutos de antecedência
Data: 20/8 (quinta-feira)
9h | Roda de conversa sobre o Estudo de Registro da Banda Lira
11h | Apresentação da Banda Lira
Local: Sede da Banda Lira | Parque Antônio Fláquer – Ipiranguinha
Endereço: rua Coronel Seabra, s/n – Vila Alzira
Inscrições: bit.ly/EstudodeRegistroBandaLira
bit.ly/RodadeConversaCentroCívico
Data: 21/8 (sexta-feira)
9h | Roda de conversa sobre o Centro Cívico de Santo André
10h30 | Visita guiada pelo Centro Cívico de Santo André
Local: Salão Burle Marx | 9º andar – praça IV Centenário – Centro
Inscrições:
Data: 22/8 (sábado)
9h | Roda de conversa sobre o Inventário Participativo do Museu Tecnológico Funicular
10h | Visita guiada ao Museu Tecnológico Funicular
Local: Largo dos Padeiros – Paranapiacaba
Inscrições: bit.ly/RodadeConversaInventárioMuseuFunicular
Data: 29/8 (sábado)
9h30 | Visita guiada sobre o Sistema de Abastecimento de Água de Paranapiacaba
Local: Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba
Inscrições: bit.ly/VisitaSistemadeAguaParanapiacaba
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
