
O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro de Santo André, recebe neste sábado (01/8), a partir das 14h, a celebração do aniversário de 30 anos do “Negra Sim – Movimento das Mulheres Negras de Santo André”. A iniciativa reúne mulheres negras empenhadas na articulação de ações efetivas contra as desigualdades de gênero e raça.
Já o Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, no Paço, recebe o espetáculo “A última sessão de Freud”, no sábado, às 20h, e no domingo (2), às 17h.
Para celebrar a cultura e resistência afro-brasileira, o Negra Sim promove um evento gratuito que vai contar com uma feira criativa de empreendedores negros, um workshop e dois documentários sobre o movimento. O encerramento vai ficar a cargo do grupo Chão de Raiz, que exalta a ancestralidade e as tradições da umbanda com percussão e músicas autorais.
“Organização política de mulheres negras: a atuação do coletivo Negra Sim” é o tema do workshop baseado na dissertação para a conclusão do mestrado de Luana Maria de Lima Oliveira, na UFABC (Universidade Federal do ABC). Em seguida serão exibidos dois documentários sobre a trajetória do movimento: “Negra Sim 25 anos, nossos passos vêm de longe” e “Negra Sim 30 anos, nossas famílias, nossos quilombos”.
Também faz parte da programação a exibição de mini docs (minidocumentários) produzidos por alunos do curso de storyboard do projeto Negra Sim.
Na sequência, o Grupo Chão de Raiz apresenta espetáculo voltado à valorização da cultura afro-brasileira e das tradições da umbanda através da música. A apresentação reúne canções autorais, percussão e elementos tradicionais conduzidos pelos integrantes do grupo, promovendo uma vivência cultural marcada pela ancestralidade, musicalidade e resistência cultural.
Teatro Municipal
O Teatro Municipal de Santo André Maestro Flavio Florence recebe no sábado (1º), às 20h, e no domingo (2), às 17h, o espetáculo “A última sessão de Freud”, um texto do autor americano Mark St. Germain. A peça, dirigida por Elias Andreato e estrelada por Odilon Wagner e Marcello Airoli, narra um encontro entre o pai da psicanálise e o escritor C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), dois intelectuais que influenciaram o pensamento filosófico da sociedade do século 20.
A montagem já veio à cidade em setembro do ano passado. Os ingressos devem ser adquiridos na plataforma Sympla (sympla.com.br)
Durante o diálogo, Sigmund Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C. S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus. O embate verbal também se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo e as relações humanas.
O resultado é um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro Deus em Questão, escrito por Armand M. Nicholi Jr. – professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School.
Serviço
Comemoração do 30º aniversário do “Negra Sim – Movimento das Mulheres Negras de Santo André”
Data: 1º/8 (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: rua Senador Fláquer, 110 – Centro
Entrada gratuita
Espetáculo “A última sessão de Freud”
Datas 1º/8 (sábado), às 20h | 2/8 (domingo), às 17h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André
Ingressos à venda em www.sympla.com.br
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
