
Cerca de 400 pessoas participaram da 1ª Cavalgada pelo Feminicídio Zero de São Bernardo, realizada na manhã deste domingo (26/7), com saída do Rancho do Comanche, na região do Riacho Grande, de acordo com a Prefeitura. A atividade teve percurso de 6 km com objetivo de reforçar o combate à violência contra as mulheres.
“A luta contra o feminicídio, contra o desrespeito às mulheres, é de toda a sociedade. Quando empresas da cidade, instituições e moradores se juntam ao poder público, damos ainda mais força para as políticas de combate à violência e para a garantia de direitos. Sem dúvida essa mobilização vai trazer mais conscientização sobre o tema”, destaca a secretária da Mulher de São Bernardo, Sandra do Leite.
A 1ª Cavalgada pelo Feminicídio Zero foi promovida por meio de parceria com o Rancho do Comanche, local de concentração e saída dos cavaleiros e amazonas.
São Bernardo amplia ações de combate à violência contra a mulher com a criação da Secretaria da Mulher, do Conselho Municipal da Mulher e de programas voltados à proteção e garantia de direitos. Entre as iniciativas estão a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) 24 horas, a Casa de Passagem para acolhimento de vítimas, a Cartilha “São Bernardo por Elas” e o fortalecimento da Patrulha Guardiã Maria da Penha, da GCM.
O município também implantou a Casa da Gestante, amplia a estrutura do Hospital da Mulher e aprovou leis para prevenção e combate à violência de gênero, como a proibição da contratação, pela administração municipal, de condenados por agressão contra mulheres.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
