
A partir de uma parceria entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Municipal de São Caetano (USCS) e a Escola Municipal de Ensino Infantil Rosana Aparecida Munhos, localizada no bairro Santa Maria, em São Caetano, novos espaços e funcionalidades foram desenvolvidas na EMEI com o objetivo de ampliar as possibilidades de brincar, explorar e aprender de crianças de zero a três anos. O projeto foi desenvolvido durante o 1º semestre de 2026 e entregue à escola neste mês.
As soluções fazem parte das atividades de extensão desenvolvidas pelos alunos do curso a partir de estudos de mobiliários e ambientes específicos e conversas com a escola, o que gerou as demandas e, então, os produtos.
Entre os projetos de extensão desenvolvidos pelos alunos estão uma escada de apoio infantil, para auxiliar crianças (de cerca de 1 ano) a subirem com segurança nos colchões de troca, contribuindo com sua autonomia e desenvolvimento motor. Com estrutura estável em madeira, materiais antiderrapantes e fáceis de higienizar, além de proporcionar segurança e autonomia, a estrutura contribui com o trabalho dos educadores, tornando a rotina diária mais prática e confortável.
Além da escada, um trem modular para transporte de bebês em berçário auxilia no deslocamento coletivo das crianças de 4 a 10 meses entre os ambientes da escola. A solução oferece segurança, conforto, praticidade, fácil higienização, baixo custo e sustentabilidade.
Os estudantes desenvolveram ainda uma minicozinha (ambiente que convida as crianças a explorar situações do cotidiano, brincar de cozinhar e ampliar experiências simbólicas); um mercadinho para a minicidade (espaço para brincar de faz de conta, desenvolver a imaginação, a comunicação e as interações sociais); um painel sensorial (no qual diferentes texturas, cores e materiais, que despertam a curiosidade, favorecem descobertas e estimulam os sentidos), um ponto de coleta seletiva, uma cerca de madeira (visando delimitar os ambientes internos e externos das salas) e uma lavanderia Montessoriana.
“Além dos aprendizados, os alunos tiveram a experiência de trabalho com a realidade, o dia a dia da escola, projetos práticos para as crianças e jovens do ensino fundamental e infantil e o mais importante: a saudável integração entre troca de saberes, universidade e comunidade”, afirma o gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), professor Enio Moro Jr.
Cada proposta foi criada de acordo com as necessidades da escola. Todos os projetos foram desenvolvidos no FabLab da USCS (espaço do curso de Arquitetura e Urbanismo), utilizando CNC (máquina controlada por computador que corta com total perfeição peças grandes de madeira, inovadora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no país) e máquina de corte a laser (também inovadora, que corta peças menores, com grande exatidão, e também controlada por computador). “Durante o curso, os alunos aprendem a operar estas máquinas, o que certamente será um diferencial para a atuação profissional deles. O futuro da Arquitetura, cada vez mais presente, passa pela construção civil por essas máquinas. E nossos alunos aprendem e dominam essa tecnologia”, explica o gestor. A maior parte dos materiais utilizados são de reaproveitamento como madeira, papelão e sobras de tinta.
“Quando a universidade encontra a escola, nasce um espaço de escuta, pesquisa, criação e compromisso com a infância. Os estudantes da USCS mergulharam em nosso cotidiano, escutaram bebês, crianças, educadores e os espaços que habitamos. Dessa experiência nasceram projetos que revelam que a arquitetura também educa: acolhe, provoca investigações, convida ao movimento e amplia as possibilidades de aprender”, explica a diretora da EMEI, Juliana de Carvalho Yamane.
Desenvolveram os projetos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS, sob supervisão dos docentes Enio Moro Jr. (gestor do curso), Camila Mayumi Nakata Osaki, Luís Octávio Rocha e Silvia Vitalle.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
