
Com a Copa do Mundo em sua reta final, o Santos volta a campo para retomar a disputa do Campeonato Brasileiro. Em busca de uma reação para se distanciar da zona de rebaixamento, a equipe enfrenta o Botafogo nesta quinta-feira (16/07), às 19h30, no Engenhão, no Rio, com a missão de somar pontos fora de casa. O objetivo de vencer como visitante, no entanto, já ganha ares de desafio por conta da escalação, já que Neymar e Gabigol, os dois principais nomes do elenco, desfalcam a equipe da Baixada.
O camisa 9, artilheiro santista no Brasileirão com sete gols, está suspenso após ter sido expulso na partida contra o Vitória, antes da paralisação da competição. Já Neymar foi liberado pela diretoria para um período de descanso após a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo e só deve se reapresentar nesta sexta-feira (17).
A ausência da dupla representa um desafio para o técnico Cuca. Nesta temporada, o Santos não conseguiu vencer nenhuma partida quando entrou em campo sem os dois. O pequeno tabu aumenta a responsabilidade do restante do elenco neste confronto pelo Brasileirão.
Para substituir Gabigol, Rony aparece como o principal candidato à vaga, embora Thaciano também seja uma opção. A tendência é que Cuca mantenha o esquema tático no 4-3-3, com Miguelito e Barreal para completar o setor ofensivo ao lado do substituto do camisa 9.
Além das baixas de Neymar e Gabigol, o Santos também terá outros dois desfalques importantes. O atacante Moisés, com torção no tornozelo, e o volante João Schmidt, com desconforto na coxa direita, estão fora. A boa notícia é a presença do meia Gabriel Bontempo. Ele treinou nesta quarta-feira (15) e confirmou presença na viagem para o Rio. A outra novidade é a presença do jovem atacante Nadson entre os relacionados.
Na 15ª posição, o Santos tem motivos para se preocupar. Apenas um ponto separa os paulistas, com 21, do Vasco, com 20, equipe que abre a zona de rebaixamento. Um resultado que não seja a vitória pode significar o retorno à zona da degola ao fim da rodada. Para evitar mais pressão sobre seu trabalho, o técnico Cuca quer um time forte na marcação e competitivo durante os 90 minutos.
A partida contra o Botafogo precisou ser antecipada em função do calendário santista na Copa Sul-Americana. Inicialmente marcada para o dia 22 de julho, ela foi remanejada para permitir a preparação da equipe para os playoffs da competição continental.
O compromisso pela Sul-Americana será diante do Universidad Central, no próximo dia 21. O confronto teve o local alterado em razão do terremoto que atingiu a Venezuela e, em vez de ser disputado em Caracas, acontecerá na cidade de Valencia.
O zagueiro Luan Peres destacou a preparação realizada durante a paralisação do calendário e afirmou que o elenco chega pronto para enfrentar a sequência de jogos decisivos nas próximas semanas. “Tivemos um mês sem jogos e fizemos uma intertemporada pensando nesta retomada, com muitas partidas em sequência. Fizemos treinos bem intensos para aguentar essa carga de Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil”, afirmou.
O defensor também projetou um duelo equilibrado contra o Botafogo e demonstrou confiança em uma boa sequência do Santos. “Estamos preparados e agora temos um confronto difícil contra o Botafogo, que é uma equipe qualificada. Vamos iniciar uma sequência grande e tem tudo para ser boa para nós”, concluiu.
Também em situação desconfortável na classificação, o Botafogo contabiliza 22 pontos e ocupa a 12ª posição. O time tem um desafio em casa nesta retomada do Nacional. No Engenhão, sob o comando do treinador Framclim Carvalho, os botafoguenses venceram apenas o Corinthians, por 3 a 1.
Desde a chegada do comandante português ao clube, foram disputadas quatro partidas em casa, com dois empates por 2 a 2 (Coritiba e Internacional) e uma derrota para o Remo, por 2 a 1. Para o lateral Marçal, o momento de mudar esse histórico é agora. “Estamos focados em subir na tabela e terminar o Brasileiro nas primeiras colocações. Para isso, temos de vencer os jogos em nossa casa. Esperamos enfrentar um time bastante organizado e tenho certeza de que vai ser um jogo muito interessante”, afirmou o jogador em entrevista à Botafogo TV.
Ficha técnica:
Botafogo x Santos
Botafogo – Léo Linck; Vitinho, Justino, Nahuel Ferraresi e Alex Telles; Cristian Medina, Huginho e Lucas Villalba; Kauan Toledo, Arthur Cabral e Matheus Martins. Técnico: Framclim Carvalho.
Santos – Gabriel Brazão; Gabriel Menino (Igor Vinícius), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Escobar; Willian Arão, Gustavo Henrique e Rollheiser; Miguelito, Rony (Thaciano) e Barrea. Técnico: Cuca.
Árbitro – Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
Horário – 19h30.
Local – Estádio do Engenhão, no Rio (RJ).
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
