
Uma revista literária de conteúdos diversos, passando pelo conto, crônica, poesia e até histórias em quadrinhos irá aportar na Casa da Palavra Mário Quintana no sábado (11/07). Intitulada Boca do Gato e idealizada pelo escritor andreense Eduardo Kaze, a publicação será lançada a partir das 14h com uma programação diversa, incluindo bate-papo com artistas, comida, bebida e muita Cultura.
Ao melhor estilo faça você mesmo, a Boca do Gato é produzida de maneira quase artesanal. Segundo o idealizador, tudo é feito a partir de uma impressora caseira, conhecimento e criatividade. “Uso, além da impressora Canon G3110, uma guilhotina semi profissional e um grampeador de lombada. Foi uma maneira não apenas de reduzir o custo, mas também de fazer exemplares sob demanda e total controle da produção”, explica Kaze.
A edição número um é composta por cinco editorias: Contos, Teatro, Crônicas, HQ´s e Poesia. Contando com 19 artistas, entre eles renomes da cidade como Dalila Teles Veras, Zhô Bertholini, Marcos Lemes, Jurema Barreto de Souza, Mateus Novaes e outros, a Boca do Gato surge para preencher uma lacuna identificada por Kaze. “Numa tarde tive vontade de ler uma revista literária; uma com a cara do ABC, com a nossa gente. Mas onde achar isso? Então encasquetei: vou fazer uma, e fiz. A aceitação foi imediata e recebemos bastante material, tanto que já estamos elaborando a próxima edição”, antecipa.
O nome da publicação, garante Kaze, surgiu de forma espontânea, sem muita ponderação. “Nesta mesma tarde em que inventei de fazer a revista, passei a pensar em como chamá-la. Queria algo inusitado, sem muita conexão com a literatura, para fugir do óbvio. Olhei ao redor, pensei em ‘Ventilador’, ‘Prateleira’… Achei tudo horrível. Foi quando meu gato bocejou. Ficou Boca do Gato”, conta.
Uma festa de muitos tons
A programação do evento de lançamento ocupará a Casa da Palavra com bate-papo entre artistas e público, além de encontros de diversos segmentos, explica Kaze. “Para viabilizar a produção, formalizamos parcerias que vão desde a disponibilidade de quitutes na festa até a presença de gráficas de renome com promoções aos participantes. Queremos que as pessoas produzam literatura e a dissemine. A inclusão de anunciantes na revista, por isso, foi estratégica nesses dois sentidos: possibilitar a publicação e promover a aproximação entre escritores, escritoras e o mercado, dado que os anunciantes conversam diretamente com o nosso universo cultural”, finaliza.
Serviço:
Lançamento da revista Boca do Gato
Data: 11 de julho
Horário: 14h às 19h
Local: Casa da Palavra Mário Quintana – praça do Carmo, 171, Centro, Santo André – SP
Informações: eduardokaze.com.br / 11 97792-2109 (WhatsApp) / redatoriagonzo@gmail.com
Programação:
15h – Contos, Publicações, Editoras e Artistas Independentes
Vivi Silva
Stella Maris
Isabela Veras
Cláudio Apariz
16h – Teatro, Crônica, HQ e Comunicação
Thina Curtis
Andressa Dantas
Marcos Lemes
Marcelo Mendez
17h – Poesia
Jurema Barreto de Souza
Zhô Bertholini
Mateus Novaes
18h – Poesia
Cosme Oliveira dos Santos
Felipe Bigliazzi
Kéca Cecílio
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
