Internado desde o último domingo (14/06), o líder indígena Raoni Metuktire, 94 anos, apresentou melhora em seu quadro clínico. De acordo com boletim médico divulgado nesta quarta-feira (17/06), ele está “lúcido, consciente e orientado, respirando espontaneamente, sem necessidade de suporte ventilatório mecânico”.
Raoni está hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop, no Mato Grosso.
O cacique também foi submetido a uma endoscopia para auxiliar na produção do diagnóstico e processo de cuidados médicos. Segundo o hospital “a endoscopia foi realizada em centro cirúrgico, sob sedação e acompanhamento anestésico, sem intercorrências durante o procedimento”.
A equipe reforça que mesmo com a evolução animadora, ainda são necessários os cuidados intensivos por conta das comorbidades e da idade do paciente. Além disso, o líder indígena conta com os cuidados de uma equipe multidisciplinar do Hospital Dois Pinheiros que está trabalhando em conjunto com o Ambulatório do Índio, da Unifesp.
Vômitos e tosse
No fim da tarde do último domingo (14/06), o líder indígena deu entrada no hospital após ser transferido de avião da região de Peixoto Azevedo, onde mora. Ele apresentou episódios de vômitos ainda no sábado (13/06), mas que se agravaram no domingo com “três novos episódios de vômito, associados a uma tosse persistente, dor abdominal e expectoração com pequena quantidade de sangue”, segundo informado pelo hospital na ocasião.
O boletim inicial classificava o quadro de saúde como grave, exigindo monitoramento ininterrupto da equipe médica e internação na UTI.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
