
O Governo do Estado avançou no projeto da Linha 20-Rosa de Metrô, com um pátio que será construído no terreno da antiga fábrica da Ford, em São Bernardo, de propriedade da empresa logística Prologis. O Metrô elaborou uma proposta técnica para compatibilizar os empreendimentos públicos e privados no terreno que abrigava a montadora.
“Teremos o pátio e o investimento privado, que é muito importante para a região e, especialmente, para São Bernardo. Era uma questão de compatibilização de engenharia e compartilhamento de acessos. Para nós, sempre foi importante começarmos a Linha 20-Rosa pelo ABC. E, para iniciar por aqui, precisávamos do pátio. Esta é uma linha integradora, conectada a outros nove trechos, e queremos ligar o cidadão do ABC o quanto antes à rede metroferroviária”, disse o governador.
A proposta enviada pelo Metrô foi avaliada pela Prologis, com diálogo constante para conciliar as melhores soluções. O pátio será construído na área inicialmente prevista, com acesso pela Rua Fernão Dias Paes Leme, que faz ligação com a Rodovia Anchieta. A solução também dispensa o deslocamento da estrutura metroferroviária e permite a manutenção do traçado planejado para a nova linha, sem aumento nos custos com desapropriações.
A área necessária para o pátio do Metrô é de aproximadamente 228 mil m², o que corresponde a 24% do terreno total da antiga fábrica da Ford, com mais de 948 mil m², conforme definido no Decreto de Utilidade Pública (DUP). Assim, a maior parte da área permanece destinada à Prologis. O Pátio São Bernardo será essencial para o início da construção da linha no ABC e reunirá atividades como estacionamento, manutenção, limpeza, testes e manobras dos trens.
O projeto contempla 26 vias de estacionamento, galpões de manutenção e oficinas, áreas administrativas e almoxarifado, entre outras estruturas de apoio. Inclui ainda vias de manobra, vias de teste e áreas para limpeza de trens.
Linha 20-Rosa
A Linha 20-Rosa será um eixo estruturante da rede de metrô, com 31,1 km de extensão operacional, 24 estações, 33 poços de ventilação e 3 subestações primárias. O projeto inclui ainda dois pátios com uma frota estimada de 50 trens. O traçado vai entregar uma ligação direta entre a capital e o ABC.
O novo ramal vai beneficiar mais de 1,4 milhão de pessoas e deverá gerar cerca de 10 mil empregos. O projeto também trará ganhos ambientais e de segurança viária, com redução anual de aproximadamente 187 mil toneladas de gases de efeito estufa e 1.641 toneladas de poluentes atmosféricos. Adicionalmente, estima-se economia de cerca de 84,8 milhões de litros de combustíveis por ano.
Caravana 3D
A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões do estado para levar políticas públicas com foco no desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios. Antes do ABC, a ação passou pelas regiões do Alto Tietê, Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
