O programa, lançado em janeiro deste ano, atende profissionais com vínculo ativo com a Administração Pública direta ou indireta, com renda familiar de até cinco salários mínimos, o equivalente a R$ 8.105. Pela iniciativa, esses funcionários tiveram acesso a unidades de Habitação de Interesse Social (HIS) em empreendimentos imobiliários da cidade, com condições facilitadas de pagamento.
Nesta primeira etapa, foram entregues 23 apartamentos em novo condomínio no bairro Pauliceia, empreendimento enquadrado na legislação de Zoneamento Especial de Interesse Social (Lei Municipal nº 6953/2020) e que contou com incentivos para garantir, pelo menos, 10% das unidades destinadas à HIS.
Além de desconto no apartamento, o programa garantiu taxa de juros diferenciada, em parceria entre o empreendimento e a Caixa Econômica Federal. Outro benefício foi a isenção, para os funcionários habilitados e selecionados, do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e das despesas com documentação, valores pagos pela incorporadora.
Valorização
Desde o início de 2025, São Bernardo ampliou ações voltadas aos servidores públicos municipais, com medidas que envolvem questões salariais, formação permanente e iniciativas de bem-estar. Entre os pontos anunciados pela gestão, educadores da rede municipal participam, em julho deste ano, de intercâmbio cultural e formativo em Portugal pelo programa ‘Conecta São Bernardo – Professores’.
No último ano, também foi instituída uma Escola de Formação para profissionais da educação, com pagamento de gratificação a docentes do Ensino Fundamental vinculado à alfabetização de estudantes até o 2º ano. O benefício depende do cumprimento de metas e da participação nas formações.
Outra medida foi a criação, em 2025, do programa Educa Mais Saúde, ligado à Faculdade Municipal de São Bernardo. A iniciativa amplia o acesso de moradores e servidores da rede municipal de saúde a cursos superiores gratuitos. Para o primeiro semestre deste ano, foram ofertadas 51 vagas de pós-graduação destinadas a funcionários públicos.
Entre as medidas implementadas em 2025 está ainda a retomada dos pagamentos de progressões de carreira e promoções, suspensos desde 2022. Segundo a Prefeitura, o processo teve início em fevereiro e deve contemplar cerca de 5 mil profissionais de diferentes categorias. Até dezembro, na primeira etapa, foram destinados R$ 20 milhões para regularização de valores. A previsão é de investimento adicional de R$ 45 milhões ao longo deste ano.
Também integram o pacote a criação de folga abonada anual no mês de aniversário dos servidores e a incorporação da gratificação por risco de vida ao salário dos Guardas Municipais (GCMs).
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

