
O Bloco Eureca – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente – desfila nesta sexta-feira (13/02) pelas ruas da cidade e celebra 35 anos de existência. O tema deste ano, “Eureca 35 anos: começo, meio, sem fim, de uma luta contínua para o ECA existir!”, aborda diferentes formas de violência sofridas por crianças e adolescentes. A concentração acontece no Projeto Meninos e Meninas de Rua, localizado na rua Jurubatuba, 1610, Centro, a partir das 13h.
O bloco foi criado logo após a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, e promove formações abertas ao longo do ano. Além disso, incentiva a construção de uma cultura mais democrática e horizontalizada. O tema do desfile é definido junto a crianças e adolescentes, com a participação de educadores das entidades que compõem o Bloco, o que reforça o diálogo sobre os direitos da infância e juventude.
A bateria é formada por crianças e adolescentes envolvidos nas discussões sobre o tema, música e alegorias. Em 2026, o Eureca completa 35 anos de desfiles, com edições também nas cidades de São Vicente e São Paulo.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
