
As sete cidades do ABC, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), promovem neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe, em adesão à mobilização nacional. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização, especialmente entre os grupos prioritários. Até o momento, a cobertura vacinal no Estado de São Paulo é de apenas 16,1% entre esses grupos.
O imunizante de 2025 é trivalente e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B. A vacina é segura, eficaz e pode ser administrada com outras vacinas do calendário nacional. É contraindicada apenas para crianças menores de seis meses e para pessoas com histórico de reações graves a doses anteriores.
A proteção dura, em média, um ano, variando de acordo com a resposta imunológica individual. Por isso, a vacinação anual é essencial, já que o vírus sofre mutações frequentes e a fórmula do imunizante é atualizada para acompanhar essas alterações.
Público-alvo
Estão aptos a receber a vacina:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Profissionais da saúde
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
Professores da educação básica e superior
Povos indígenas e quilombolas
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
Trabalhadores dos correios e portuários
População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes em medidas socioeducativas
Confira como será a vacinação em cada cidade do ABC:
São Caetano
A cidade oferecerá vacinação contra a gripe em todas as UBSs e no Super Centro de Saúde, das 8h às 17h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação. Desde o início da campanha, em 1º de abril, 18.058 doses já foram aplicadas, alcançando 25% de cobertura.
Mauá
As 23 UBSs funcionarão das 8h às 17h. Além disso, uma parceria com o Mauá Plaza Shopping permitirá vacinação em um ponto especial no local, das 11h às 17h, próximo ao Acesso B. A vacina contra a dengue (exclusiva para adolescentes de 10 a 14 anos) será aplicada apenas nas UBSs, com presença obrigatória de pais ou responsáveis. A vacinação nas unidades continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
São Bernardo
A vacinação será realizada nas 35 UBSs, das 8h às 17h, e em postos adaptados no São Bernardo Plaza, Golden Square, no Atacadão da Rua Marechal Deodoro e em um condomínio no Jardim Irajá (nesses locais, o atendimento será das 8h às 16h). Nas UBSs, também estarão disponíveis vacinas contra a dengue (para crianças de 10 a 14 anos) e outras do calendário básico. A meta é vacinar 90% do público-alvo.
Ribeirão Pires
As dez unidades de Atenção Básica (USF e UBS) funcionarão das 8h às 17h. Além da vacina contra a gripe, será possível atualizar a caderneta vacinal. Até agora, cerca de 1.300 pessoas foram imunizadas. A consulta à caderneta digital pode ser feita pelo app Conecte SUS.
Diadema
As 20 UBSs estarão abertas das 8h às 17h. Além da vacinação contra influenza, as equipes avaliarão e atualizarão a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos. Desde o início da campanha, foram aplicadas 21.087 doses. O município também realiza ações em escolas e vacinação itinerante com o Vacimóvel. A meta é vacinar 90% do público-alvo, estimado em 119.918 pessoas.
Santo André
As 34 UBSs estarão abertas das 8h às 16h. Além da vacinação contra gripe, haverá atualização da caderneta de vacinação. Cerca de 2.500 idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) também serão imunizados. A Clínica da Família Cidade São Jorge vacinará os cerca de 600 indígenas que vivem no município. Até o momento, foram vacinadas 52.743 pessoas, com público estimado em 250 mil.
Rio Grande da Serra
A cidade antecipou o Dia D para 26 de abril, vacinando cerca de 260 pessoas naquele sábado. Desde o início da campanha, mais de 2.460 doses foram aplicadas. As UBSs continuam aplicando o imunizante de segunda a sexta, das 8h às 16h30, com extensão até as 21h na unidade Santa Tereza. No dia 31 de maio (sábado), haverá nova ação de vacinação nas unidades. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação, CPF e cartão do SUS.