
Maria Eduarda Josgrilberg Guimarães, aluna do 8º ano da escola Jardim Pequenitos Il Sole, de Santo André, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, na categoria São Paulo Metropolitana. Com apenas 13 anos, a estudante se destacou entre centenas de participantes ao escrever uma carta sensível e engajada sobre a preservação dos oceanos.
Promovido anualmente no Brasil pelos Correios, o concurso tem o objetivo de incentivar a escrita e a conscientização de jovens em relação a temas sociais e ambientais. Nesta edição, os participantes assumiram o papel do oceano para escrever uma carta explicando por que ele deve ser protegido e como isso pode ser feito. O tema oficial foi: “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para lhe explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo.”
Pela conquista, Maria Eduarda receberá um prêmio de R$ 2,3 mil. A escola também será premiada com R$ 2,5 mil, conforme o regulamento da competição.
Além da jovem andreense, o pódio da etapa estadual inclui Nicole Rauchfeld Alguim, da escola Alef Peretz, na capital paulista, em segundo lugar; e Carolina Magiari Dias, do Colégio Marconi, em Guarulhos, na terceira colocação.
Na fase nacional, as três melhores cartas selecionadas foram escritas por Beatriz Kfouri Azevedo, da Maple Bear Aracaju (SE); Ana Luíza Costa Silva, da Associação Educacional Professora Noronha (MA); e Sâmia Gabriele Freitas Costa, do Centro Educacional Contexto (PI). A primeira colocada representará o Brasil na etapa internacional, organizada pela União Postal Universal (UPU).
O concurso reuniu 3.881 cartas de 1.918 escolas em todo o país. Na região metropolitana de São Paulo, foram 374 textos enviados por 197 instituições de ensino.
Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial dos Correios.