Com um investimento de R$ 7 milhões, a Maternidade do Hospital Brasil, em Santo André, passou por uma transformação completa, agora com um ambiente mais moderno, acolhedor e focado no atendimento humanizado. Em entrevista ao RDtv, o ginecologista obstetra e diretor da Maternidade do Hospital Brasil, Rogério Guidoni, destacou o novo espaço promoveu uma mudança de paradigma.
“As mamães do ABC mereciam esse carinho da Rede D’Or, e foi um reconhecimento para toda a população da região”, diz. O projeto incluiu uma reforma estrutural profunda, o que resultou em 45 leitos completamente reformados, além de duas salas de parto e quatro salas de centro obstétrico individualizadas. “Nada do que era da antiga maternidade está lá hoje”, enfatiza.
O conceito de atendimento também foi ampliado, com um foco no pré-natal: “Temos o Centro Integrado de Acolhimento à Gestante, que vai além das consultas obstétricas, há também psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiras”, ressaltou. A nova estrutura oferece suporte especializado para partos normais e humanizados, com recursos como banheiras para partos e chuveiros de água tépida para proporcionar maior conforto à gestante.

Um dos diferenciais, segundo o médico, é o cuidado com a segurança e o suporte oferecido. “Estamos separados do hospital geral, mas temos a segurança de contar com toda a equipe multiprofissional no mesmo bloco, caso seja necessário.”
Além das melhorias físicas, houve forte investimento no treinamento da equipe, para garantir um atendimento de alta qualidade e acolhimento humanizado. “Não adianta ter um quarto bonito sem uma equipe multiprofissional motivada”, afirma. Guidoni destaca que toda a equipe passa por educação continuada, com auditorias internas e externas para assegurar a qualidade do serviço prestado.
Sobre o parto humanizado na banheira, que tem sido cada vez mais procurado pelas gestantes, o o ginecologista obstetra afirma que água tépida ajuda a tranquilizar, tanto a mãe quanto o bebê, e a diminuir a dor. “Os protocolos são rígidos para garantir a segurança, mas se houver condições, por que não oferecer?”, questiona.
O médico acredita que ,com as melhorias, a Maternidade do Hospital Brasil se iguala às melhores do País, em tecnologia e atendimento humanizado. “Vale a pena conhecer a nova maternidade. É um espaço acolhedor e transformador, que coloca a segurança e o bem-estar da mãe e do bebê em primeiro lugar”, afirma.