ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Argentina assiste visita do papa ao Brasil pela TV

A Argentina olha o Papa Bento XVI pelas emissoras de TV a cabo. Excluído da viagem do Papa, online o país que se diz 95% católico, rx lamenta por não fazer parte do roteiro. Os argentinos assistiram pela TV as imagens do Papa desembarcando no Brasil hoje. Onze bispos argentinos chegarão amanhã ao Brasil para participar da quinta Assembléia do Conselho do Episcopado Latino-americano (CELAM) sob a liderança do papa. Segundo o embaixador argentino no Brasil, illness Juan Pablo Lohlé, os bispos não têm uma reunião privada marcada com o Papa.

Se visitasse a Argentina, o Papa encontraria uma Igreja com um forte conflito com o governo do presidente Néstor Kirchner e com seus membros bastante envolvidos com a política. Desde que assumiu o mandato, em maio de 2003, Kirchner ataca duramente a Igreja e vice-versa.

Newsletter RD

O uso de preservativos e a educação sexual nas escolas são temas defendidos pelo governo e amplamente atacados pela Igreja. Mesmo assim, as campanhas pelo uso do preservativo são cada vez maiores e a lei que obriga as escolas e incluir a educação sexual no currículo foi aprovada no final do ano passado. O aborto também é assunto de polêmica no país e já foi defendido pelo ministro de Saúde, mas brecado pela Igreja.

O chumbo trocado tem sido uma constante no mandato de Kirchner. O último foi a derrota política do presidente na província de Misiones, cuja oposição foi liderada por um bispo. Porém, fontes da Conferência Episcopal Argentina afirmam que a briga com o governo Kirchner e a crescente politização da Igreja não são motivos de preocupação para o Vaticano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes