ABC - domingo , 21 de junho de 2026

Cidades da região não seguem São Caetano na gratuidade do transporte público

São Caetano anunciou o passe livre no transporte municipal esta semana, a medida ainda precisa de aprovação na Câmara, onde o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) tem ampla maioria. Outras cidades da região, no entanto, não sinalizam com a possibilidade, nem sequer estudam a viabilidade de não cobrar pelas passagens de ônibus.

As prefeituras sustentam que no sistema de transporte de São Caetano é mais viável a gratuidade porque transporta menos passageiros.  Santo André disse que a SATrans está  contratando estudo técnico sobre o sistema de concessão do transporte público, levantamento este que apresentará a viabilidade econômica e financeira. Na cidade a tarifa custa R$ 5 para usuário comum e de R$ 6,50 no vale-transporte. “Salientamos que o município transporta aproximadamente 4 milhões de passageiros por mês nas 47 linhas municipais. Em alguns itinerários, a demanda mensal ultrapassa 400 mil passageiros, mesmo número que é transportado mensalmente em todo o sistema de São Caetano. O município de Santo André não paga nenhum subsídio às concessionárias”, informou a prefeitura, em nota.

A prefeitura de São Bernardo informou em nota que também não paga subsídio e que a tarifa hoje é única e custa R$ 5,75. Sobre a gratuidade adotada por São Caetano a cidade informa que os sistemas das duas cidades são muito diferentes. “É importante destacar que em São Bernardo cerca de 200 mil pessoas utilizam o transporte público municipal diariamente, número superior ao total de habitantes de São Caetano, e a frota municipal é quase dez vezes maior (380 veículos). A gratuidade é garantida para idosos acima de 60 anos, aposentados por tempo de serviço, invalidez ou acidentária e pensionistas, pessoas com deficiência e seu acompanhante (quando necessário), menores de cinco anos de idade e estudantes”, detalha a administração em nota.

Diadema disse não ter nenhum estudo no sentido da gratuidade, mas na cidade o transporte já custa menos aos domingos e feriados. Na cidade a passagem de ônibus custa R$ 6, se o passageiro pagar em dinheiro tem R$ 0,50 de desconto, se usar o cartão SOU a tarifa cai para R$ 4,25. Pelo vale transporte as empresas pagam valor integral de R$ 6. Nos domingos e feriado a tarifa é de R$ 2, em dinheiro ou cartão SOU. Na cidade o sistema, que é operado pela Suzantur transporta mais de 60 mil pessoas por dia. A prefeitura explica que não paga subsídios para manter o sistema, mas arca com cerca de R$ 1 milhão por mês para compensar as gratuidades de tarifas.

Ribeirão Pires, que transporta 20 mil passageiros por dia também não tem estudo para a implementação e diz que esse tipo de assunto deve ser tratado de forma regional, através do Consórcio Intermunicipal. O valor da tarifa no município é de R$ 5,50 em dinheiro e R$ 4,85 no cartão Busfácil. Na cidade os ônibus já são de graça aos domingos e feriados, para isso a prefeitura paga um subsídio de R$ 200 mil por mês para a empresa concessionária.

Mauá e Rio Grande da Serra não responderam.

Compartilhar nas redes

grandpashabetgrandpashabetDeneme Bonusu Veren SitelerGrandpashabetbetciocasibombullbahisjojobet girişgrandpashabet girişdeneme bonusumeritbetmatbetaajojobetdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusu veren sitelergrandpashabet girişJojobetMadridbetJojobetJojobetjojobetdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusuHititbetjojobetgrandpashabet girişgrandpashabet resmi girişgrandpashabetgrandpashabetGrandpashabetbeykoz escortJojobetПроститутки БишкекаGrandpashabetJojobet Girişmarsbahis