A Prefeitura de Diadema e a direção do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) debateram nesta quinta-feira (03/03) sobre as formas de fortalecer o Polo de Cosméticos na cidade. Ao RDtv o gerente regional do Ciesp, Dario Sanchez, e a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade, Lúcia Bueno, revelaram as tratativas para a criação de um Balcão Único, uma ideia para acabar com a burocratização e melhorar o atendimento das empresas.

“A Prefeitura reiterou o compromisso de criar um grupo de desburocratização e está estudando um Balcão Único para atendimento das demandas da indústria. O balcão vai envolver a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária, o Meio Ambiente, Habitação, Finanças e será coordenado pelo Desenvolvimento Econômico para resolver problemas, agilizar processos e cuidar da renovação de licenças em Diadema”, explicou Sanchez.
O setor de Vigilância Sanitária é visto como o principal ponto a ser debatido. Segundo Lúcia, atualmente a cidade conta com apenas oito pessoas para realizar todos os processos para o setor de Cosméticos. Por isso, a Prefeitura efetuará estudos para saber como é possível não somente aumentar o número de servidores, mas também os treinar e aproximar esta área do Poder Público com as empresas, inclusive com o uso de tecnologia.
“Estamos trabalhando junto com o TI (Tecnologia da Informação) para que possa ser feito um sistema de informatização para ajudar na questão da Vigilância Sanitária. Hoje em dia tudo funciona on-line. O pessoal da Vigilância Sanitária também tem um projeto de desburocratização e de treinamento das pessoas das empresas. Para o responsável técnico ou para quem presta o serviço de assessoria para as empresas não encontrarem mais problemas ou dificuldades e assim conseguir suas licenças. Queremos que as empresas e a Vigilância Sanitária trabalhem juntos”, relatou a assessora.
Presencial
Outro ponto é buscar aproveitar um momento de redução da incidência da pandemia do Covid-19 para aproximar ainda mais o Poder Público dos setores econômicos. O Ciesp voltará a realizar mensalmente os seus tradicionais cafés da manhã. Além disso, promoverá encontros técnicos com universidades, faculdades e escolas para a ampliação da inovação no setor.
A Prefeitura quer retomar a presença das empresas do Polo de Cosméticos em feiras do setor e aproximar ainda mais os empresários sobre a área que é uma das principais da cidade e que neste ano completa 20 anos.