ABC tem preservação gratuita de fertilidade

O Instituto Ideia Fértil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público vinculada ao Serviço de Genética e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina do ABC – deu início à preservação de fertilidade gratuita para mulheres com câncer. Com início das sessões de quimioterapia agendado, as pacientes podem ter congelados preventivamente óvulos e fragmentos de ovário tendo em vista o elevado índice de infertilidade após tratamento oncológico.

Estudos apontam que mulheres que passam por quimioterapia têm entre 40% e 100% de chances de ficar inférteis. Somente no Estado de São Paulo são 8 mil novos casos anuais de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Desse universo, pelo menos 1,2 mil nunca tiveram filhos.

Newsletter RD

Vitrificação gratuita
O Ideia Fértil foi fundado em 2008 por médicos do Centro de Genética e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina do ABC e já realizava congelamento gratuito de sêmen e de fragmentos de ovário para pacientes com câncer – procedimentos simples de baixo custo. A novidade é o início da chamada vitrificação de óvulos, técnica moderna e que ainda não era disponibilizada gratuitamente devido ao custo elevado.

O procedimento que em clínicas particulares chega a custar até R$ 15 mil, agora está disponível gratuitamente na FMABC para mulheres com câncer. Trata-se de iniciativa inédita no País, oferecida somente pelo Instituto Ideia Fértil. Todo o trabalho do Instituto Ideia Fértil é financiado por meio de parcerias com a iniciativa privada. A meta é conseguir R$ 5 milhões por ano para que seja possível atender a demanda de todo o Estado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes