ABC - sexta-feira , 2 de maio de 2025

Chevrolet altera Captiva para enfrentar concorrência diversificada

A Ecotec 2.4 vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, controle de tração, ESP, ar-condicionado manual, direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico e cruise control com comandos no volante / Foto: Carta Z Notícia

Nos últimos meses, o segmento de crossovers e SUVs médios é um dos que mais recebe novos representantes. Para se ter ideia, há um ano reinavam soberanos modelos como Honda CR-V, Toyota RAV4, Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva. Hoje a briga é mais acirrada. Chegaram desde o luxuoso BMW X1 e os belos coreanos Kia Sportage e Hyundai ix35, passando pelo tecnológico Peugeot 3008 e o versátil Dodge Journey. E, para prevenir uma queda de participação em um nicho que vendeu cerca de 9 mil carros em março, a Chevrolet resolveu atualizar o seu representante.

Como esteticamente o carro ainda é bem atual, as mudanças foram primariamente mecânicas. A variante de entrada, a Ecotec, equipada com motor 2.4, ganhou injeção direta de combustível e com isso, um fôlego extra. Agora são 185 cv de potência, um aumento de 15 cv em relação à linha 2010. Essa configuração também passa a receber uma transmissão automática de seis velocidades, aposentando o ineficiente câmbio de apenas quatro velocidades. A topo de linha também teve grandes mudanças no motor. O 3.6 V6 foi substituído por um propulsor menor, de 3.0 litros, mas também com seis cilindros em “V”. Mesmo assim, potência subiu 7 cv, alcançando os 268 cv. Já o torque caiu, de 32,9 kgfm para 30,0 kgfm a 5.100 rpm.

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Quem procurar diferenças estéticas no exterior da Captiva 2011 vai demorar achar. A única foi reservada para o modelo mais potente da gama, e se resume à volta das rodas de liga leve cromadas. Por dentro, a Chevrolet também foi conservadora, mas instalou um freio de estacionamento elétrico, painel com cores mais escuras e iluminação azulada no painel de instrumentos, seguindo a linha do resto da marca. O rádio agora passa a contar com entrada USB, além da auxiliar que já equipava o modelo no ano passado.

Não existem opcionais na linha Captiva. A Ecotec 2.4 vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, controle de tração, ESP, ar-condicionado manual, direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico e cruise control com comandos no volante e parte de R$ 90.299. A configuração com motor V6 e tração dianteira ainda adiciona sensor de chuva, sistema de partida remota, ajuste lombar do banco do motorista, bancos dianteiros com aquecimento e rodas de liga leve cromadas de 17 polegadas, por R$ 96.774. A topo de linha, a testada V6 AWD, recebe também câmara de ré com display no retrovisor interno e som premium com 10 alto falantes e custa R$ 100.774.

E, dentro da configuração mais cara da Captiva, existem muitos concorrentes diretos. Desde crossovers urbanos como o Peugeot 3008, com preço de R$ 87.900 mil, BMW X1, que parte de R$ 115.930, até modelos de tração integral como Mitsubishi ASX 4X4, por R$ 98.990, Toyota RAV4 4X4, com valores de R$ 107 mil e Honda CR-V 4X4, por R$ 99.880.

Ficha técnica

Chevrolet Captiva V6 AWD

Motor: Dianteiro, transversal, 2.986 cm³, seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 268 cv a 6.950 rpm com gasolina.

Torque máximo: 30,0 kgfm a 5.100 rpm.

Diâmetro e curso: 89 mm X 80,3 mm. Taxa de compressão: 11,7:1.

Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, independente com barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás. Traseira independente, quatro braços articulados e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás, com ABS.

Pneus: 235/60 17 em rodas de liga leve.

Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,57 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina e ESP.

Peso: 1.804 kg em ordem de marcha, com 490 kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 821 litros.

Tanque de combustível: 63 litros.

Produção: Ramos Arizpe, México

Lançamento mundial: 2006.

Lançamento no Brasil: 2008

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 3.0 V6 da Captiva parece “enganar” o motorista. Isso porque quando se pisa fundo no pedal do acelerador, o torque de 30,0 kgfm só aparece aos 5.100 giros. E mesmo assim não chega a empurrar o motorista contra o banco. No entanto, uma olhada no velocímetro mostra que o carrão de 1.804 kg é um modelo ágil, com aceleração a 100 km/h em um tempo um pouco acima dos 9 segundos. Grande parte do bom desempenho é por causa do bom câmbio automático de seis marchas, bem escalonado e suave nas trocas. Nota 8.

Estabilidade – O Captiva é um carro com uma suspensão acertada, mas não dá para fazer milagres. Ele é um SUV pesado, com mais de 1,70 metro de altura e isso é diretamente sentido na hora de uma condução mais esportiva. Nessas situações a carroceria aderna consideravelmente, mesmo com a tração integral. Pelo menos, em casos extremos, estão lá o ESP e o controle de tração para evitar o pior. Por outro lado, o Chevrolet é um modelo correto nas retas e a comunicação entre rodas e volante é precisa até a faixa 140 km/h. Nota 6.

Interatividade – Ponto para o computador de bordo, com diversas funções, que mostra inclusive a pressão dos pneus. Além disso, o volante conta com comandos do sistema de som, e da conectividade com o celular. Já o câmbio automático é estranho. Até existe uma tecla para fazer as trocas manualmente, mas ela fica posicionadas na alavanca da transmissão, um lugar pouco usual e intuitivo. Nota 7.

Consumo – O Chevrolet Captiva V6 AWD continua “beberrão”. Ele conseguiu uma média ruim de 5,0 km/l com gasolina em uso 2/3 na cidade e 1/3 na estrada. Nota 5.

Conforto – É aqui que o Captiva se destaca. A suspensão tem acerto voltado nitidamente para o conforto. Com isso, as esburacadas ruas brasileiras são superadas sem maiores dificuldades. O ótimo espaço interno ajuda a passar uma boa sensação aos ocupantes. A direção também é leve, favorecendo o conforto. O ponto negativo fica por conta dos bancos de couro, que quase não têm apoios laterais. Nota 8.

Tecnologia – Na linha 2011, o Captiva chegou com duas mudanças interessantes. A adoção da transmissão de seis marchas para toda a linha – que, em 2010, só estava na variante V6 – e do moderno motor V6 de 3.0 litros com injeção direta. O propulsor perdeu tamanho na virada de ano – tinha 3.6 litros em 2010 – mas mesmo assim ganhou potência. O modelo também é recheado de equipamentos, como computador de bordo completo e um rádio cheio de funções. Nota 8.

Habitabilidade – Outro boa qualidade do SUV da Chevrolet. As grandes dimensões do Captiva ajudam a entrar e sair do veículo. As portas também são amplas, o que auxiliam no acesso. Existe uma boa quantidade de porta-objetos no interior do modelo. Destaque para um compartimento sob os porta-copos que tem bom espaço e também abriga a entrada USB do rádio. O porta-malas é muito espaçoso – com 821 litros – e a abertura da tampa permite um bom acesso. Além disso existe um sistema de trilhos e redes que permite dividir o espaço do compartimento. Nota 8.

Acabamento – O interior do Captiva é correto. O acabamento de couro é de ótima qualidade e se espalha por boa parte do habitáculo. O painel também é bem feito e é emborrachado na parte superior. Os puxadores internos das portas são cromados, ajudando a passar uma imagem de requinte ao SUV. O console central, no entando, é feito de plástico rígido, o que deixa a desejar para um carro da categoria do Captiva V6. Nota 7.

Design – De novidade para a linha 2011, o Captiva V6 AWD só recebe – mais uma vez – as rodas de liga leve com detalhes cromados. No resto, o mesmo SUV de aspecto imponente que já era vendido. Destaque, portanto, para a dianteira com os faróis grandes e a grade com a já conhecida identidade visual da Chevrolet. Nota 7.

Custo/Benefício – Pela configuração topo de linha do Captiva, a Chevrolet cobra R$ 100.774, sem opcionais e com a tração integral já inclusa. Os rivais com 4X4 são o recém-chegado Mitsubihi ASX, por R$ 98.990, o Honda CR-V, por R$ 99.880, e o Toyota RAV4, por R$ 107 mil, ambos com motor de apenas quatro cilindros em linha. Nota 8.

Total – O Chevrolet Captiva V6 AWD somou 72 pontos em 100 possíveis.
 

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