Como forma de amenizar o impacto social provocado pela pandemia do coronavírus, a Coop (Cooperativa de Consumo) criou a campanha A hora é de Cooperar, com ações voltadas à comunidade. A mais recente é a destinação de R$ 180 mil – metade da verba do programa de benefício às entidades – em alimentos e produtos de higiene e limpeza aos Fundos Sociais de Solidariedade (FSS), instalados nas cidades de atuação da Coop. A ação visa reforçar o atendimento às famílias em vulnerabilidade social cadastradas em suas bases no ABC.
Segundo a coordenadora de responsabilidade social, Luciana Benteo, anualmente, os cooperados autorizam em Assembleia Geral Ordinária (AGO), uma verba para obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos para atender instituições beneficentes das cidades onde a Coop atua. Projetos como reformas de pisos, aquisição de computadores, troca de mobiliários fazem parte do escopo. “O cooperado autoriza a doação de parte do retorno das sobras dele para a ação filantrópica, sendo a Coop apenas um fio condutor que faz a ligação até às pessoas mais vulneráveis”, explica Luciana Benteo.
Desenvolvido há 19 anos, o programa social já apoiou projetos de infraestrutura de 270 instituições com a verba de R$ 5 milhões aprovada ao longo do período pelos cooperados. Só que neste ano, diante do cenário crítico causado pela crise sanitária no país, a Coop entendeu que a necessidade maior das comunidades é de alimentos e produtos de higiene.
Para que a doação fosse mais assertiva, a equipe de responsabilidade social acionou os representantes dos Fundos Sociais de Solidariedade para conhecer as necessidades mais urgentes de cada um. As lojas prepararam os produtos sugeridos para a retirada pelos agentes do FSS de cada cidade. As doações acontecerão até o final desta semana.