Indústria acumula avanço de 2,4% em três meses de elevações, revela IBGE

A alta de 0,8% na produção industrial em outubro ante setembro fez o setor acumular uma expansão de 2,4% nos últimos três meses. Os resultados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física, divulgados nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria já tinha avançado 0,3% em setembro e 1,3% em agosto. Uma sequência de crescimento na indústria por três meses seguidos não era vista desde os últimos meses de 2017, lembrou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Newsletter RD

O bom desempenho interrompe um comportamento errático que a atividade industrial vinha apresentando desde 2018, avaliou Macedo.

“Tem melhora no ritmo da produção sim”, afirmou o pesquisador do IBGE, acrescentando que a recuperação tem sido puxada pela fabricação de bens de consumo.

Revisões

O IBGE informou também nesta quarta-feira que revisou o resultado da produção industrial em agosto ante julho, de uma alta de 1,2% para aumento de 1,3%.

Na categoria de bens de capital, a taxa de setembro ante agosto passou de -0,5% para -0,4%, enquanto o resultado de agosto ante julho saiu de -0,3% para alta de 0,1%. O desempenho de julho ante junho saiu de -0,3% para -0,1% e o de junho ante maio foi revisto de -0,3% para -0,8%.

A taxa dos bens de consumo duráveis em setembro ante agosto foi revista de 2,3% para 2,8%, enquanto a de agosto ante julho passou de -1,4% para -1,0%.

O desempenho dos bens de consumo semi e não duráveis em setembro ante agosto passou de 0,5% para 0,8%, e a taxa de agosto ante julho saiu de -0,1% para -0,2%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes