
Já imaginou uma partida de futebol em que não permite correr? Esta é a proposta do walking football, o futebol andando. Nessa modalidade, andar atrás da bola, em vez de correr, é regra fundamental. Nesta sexta-feira (27/9), a atividade fez parte da programação do Agita Idoso no Clube Mané Garrincha, em Diadema.
As partidas foram organizadas em parceria com a Walking Football Brasil e garantiram a animação da dona Alice Bezerra que, aos 70 anos, nunca tinha jogado futebol na vida. “Eu gostei muito. Foi a oportunidade que eu tive de jogar. Nunca joguei futebol, mas sempre assisti”, contou. Alice foi considerada atacante do time, com várias chances de gol. “É uma emoção grande chutar a bola para o gol”, completou.
Os jogos contaram com a participação de adolescentes do Projeto Água Santa para tornar a partida ainda mais interessante e promover um encontro intergeracional. Para Otávio Gabriel Ferreira Rosa, de 13 anos, foi difícil se acostumar com as regras do jogo. “Foi uma experiência que eu nunca tinha vivido. Não sabia que existia esse tipo de modalidade. Foi bem difícil porque a principal função do futebol é correr. Quando a bola ia sair na lateral, tinha vontade de correr, mas lembrava da regra e parava. Eu achei legal jogar com os idosos”, diz.
Essa mesma vontade de correr atrás da bola foi o que a dona Maria de Almeida Sofia sentiu. “Queria fazer igual ao Neymar e correr. Achei legal. Não conhecia esse esporte”, explicou.
O walking footbal surgiu com o intuito de tornar o futebol mais inclusivo e acessível para os idosos. “Toda atividade esportiva voltada para essa população envolve mais que preparação física, envolve criação de laços, cultura sobre o próprio corpo e questões de convivência e esse é o nosso propósito”, destacou o diretor da Walking Football Brasil, Daniel Castro Leite.
O Agita Idoso faz parte do Programa Agita São Paulo, criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, promove atividade física e orienta sobre os benefícios de um estilo de vida ativa. Para isso, incentiva a prática de 30 minutos de exercícios físicos por dia ou 150 por semana. Com o tema Vida Longa, Vida Ativa, o programa instituiu ações nesta sexta-feira (27/9), porém Diadema contou com atividades desde segunda (23/9).
“Toda programação tem o objetivo de incentivar um envelhecimento ativo e saudável. O walking football proporciona, além da prática do esporte, um resgate de vivências da juventude”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.