ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

UBS de Diadema fecha por falta de segurança

Cartaz informa que a falta de segurança foi o motivo do fechamento da unidade (Foto: Facebook)

Quem precisou de atendimento de saúde na Vila Conceição, em Diadema, na tarde desta quinta-feira (01/11) se deparou com as portas fechadas. No gradil e na entrada cartazes explicavam que estavam fechando as portas por conta da falta de segurança, pois uma médica foi assaltada ao chegar para trabalhar, e que o expediente apenas seria retomado na segunda-feira (05). A unidade médica vem sendo alvo de vários assaltos nos últimos meses.

Os episódios envolveram jovens armados que entravam no local e se apoderavam de objetos dos pacientes e funcionários. O secretário de Defesa Social da cidade, a quem a Guarda Civil Municipal está subordinada, coronel Marcel Lacerda Soffner, disse estar ciente da situação e que já tomou as medidas para garantir o funcionamento da UBS Conceição na próxima semana. Ele não soube dizer se houve um fato pontual que motivasse o fechamento da unidade. “Teve um episódio lá faz alguns dias em que uma médica sofreu um assalto quando chegava para trabalhar. Estamos intensificando as rondas no entorno para garantir o funcionamento e o atendimento a população”, declarou.

Newsletter RD

Portas fechadas na UBS Conceição nesta quinta-feira (01/11). (Foto: Facebook)

Soffner disse também que a guarda civil tem intensificado o policiamento neste local e em outros próprios públicos que são considerados pontos críticos, e revelou que não tem pessoal suficiente para manter, no local, um GCM durante todo o tempo de funcionamento da unidade. “Importante destacar que a segurança é uma atribuição do estado, nós podemos e estamos atuando nos próprios públicos. Também estamos em vias de fazer convênio com o Estado para a implantação do sistema Detecta, isso já passou pela Câmara de vereadores”. O Detecta consiste em radares instalados nas divisas da cidade e que são capazes de identificar as placas e informar a um sistema se por ali está passando um veículo com queixa de roubo, ou furto. Santo André e São Caetano já contam com essas barreiras de segurança.

Não são raros os casos de roubos e furtos em equipamentos municipais em Diadema. Em 2016 a UBS do Casa Grande chegou a fechar por conta dos prejuízos causados por criminosos que constantemente invadiam o local praticando furtos. O local também teve casos de roubo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes