Audiência pública visa apresentar soluções para o transporte público de Santo André

Uma audiência pública entre representantes das empresas de ônibus e dos funcionários será realizada na próxima segunda-feira (03/09), às 19hs, na Câmara de Santo André. A iniciativa foi do vereador Willians Bezerra (PT) e a intenção é buscar soluções para a operacionalidade do sistema, a garantia das gratuidades e dos empregos, além de aumentar a qualidade do serviço prestado.

Segundo Alan Roberto Ferreira, assessor parlamentar do vereador e encarregado da organização da audiência, primeiro a intenção foi a de debater a tarifa de R$ 4,40, depois, durante as conversas com usuários e especialistas foi se ampliando. “A audiência pública era para tratar só da tarifa, mas o tema foi ficando mais abrangente, pois a questão da qualidade do serviço foi ganhando espaço”, comentou.

Newsletter RD

A audiência pública terá a participação de Rodrigo Verroni, engenheiro e consultor na área de transportes, e de Salvador George Donizeti Khuriyeh, ex-diretor de infraestrutura da São Paulo Transportes. “Queremos debater soluções para o setor. A questão do subsídio da prefeitura para manter as gratuidades para os estudantes, essa é uma questão que não abrimos mão, é um direito adquirido; também vamos fazer a defesa do emprego, que significa manter os cobradores e garantir a qualidade do serviço para os usuários”, detalhou Ferreira. Da audiência pública sairá uma série de sugestões para o setor que serão apresentadas ao prefeito Paulo Serra (PSDB).

A audiência sobre o transporte vem em um momento de dificuldades para o setor na cidade. O Consórcio União Santo André não apresentou um plano de renovação de sua frota, cuja idade média está próxima do limite de oito anos, conforme o Repórter Diário, apontou em reportagem publicada em julho. Por outro lado a licitação do lote 2 que corresponde a 15 linhas que circulam na região da Vila Luzita foi parada a pedido do Ministério Público, que apontou a necessidade do edital prever um percentual de coletivos movidos a combustíveis menos poluentes. MP entendeu ser necessário realizar adequações prevendo no edital a adoção progressiva de tecnologias de emissão zero ao longo do contrato.

O RD, questionou a prefeitura a respeito da apresentação do novo edital e sobre a renovação da frota pelo Consórcio União Santo André, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes