A Chocolate Pan, empresa com sede em São Caetano, está com planos ambiciosos para os próximos anos e espera crescer e consolidar ainda mais a marca, presente no mercado desde 1935. A novidade é a inauguração de uma loja, no sábado (10), em São Bernardo, dentro do centro comercial localizado na avenida Francisco Prestes Maia, 957. Além disso, o Grupo Brasil Participações, que adquiriu a marca em outubro de 2016, trabalha em projeto para criação de novo mix, de franquia, voltado ao segmento de cafeteria. A nova loja, com investimento de aproximadamente R$ 100 mil, será a segunda da região e já está em fase de acabamento. O espaço, com 50 m², segue o mesmo padrão das demais unidades e vai gerar quatro empregos diretos.
Com a nova unidade, serão sete lojas em operação. O grupo mantém a de fábrica, em São Caetano, com 10 anos, e espaços de distribuição exclusivos em Moema, Santo Amaro, Tatuapé, Sumarezinho e Vila Formosa, todos em São Paulo. “O ABC é o nosso berço porque temos muita história e experiência com a marca dentro das famílias da região. E a Pan tem pessoas que guardam muito carinho pela marca”, explica Marina Gentil, diretora de Marketing ao justificar a escolha por São Bernardo.
A profissional explica que na semana de Páscoa do ano passado, a Pan teve uma experiência direta com o consumidor de São Bernardo, quando abriu um ponto extra de vendas, que funcionou por uma semana, no bairro Baeta Neves. “Quando fechou houve muita reclamação, pois funcionou muito bem”, diz.
Os planos de crescimento na região não param por aí. O grupo já tem Santo André no radar e trabalha na busca por um ponto comercial para consolidar o projeto. “A loja de São Caetano desempenha muito bem, mas a cidade é muito pequena. Eu tenho certeza que no ABC temos um histórico melhor com as pessoas”, destaca Gentil ao explicar que a loja de fábrica tem tíquete médio alto por pessoa (ultrapassa R$ 50), no entanto não é duplicável, por isso a expansão para outras cidades do ABC.
Desde quando assumiu o controle da Pan, há um ano e quatro meses, o Grupo Brasil Participações, mesmo acionista da Rede Brasil de Televisão, iniciou trabalho de estudo e planejamento estratégico, que visa o crescimento da marca. A partir de pesquisas e análises as ações estão sendo executadas dentro de um cronograma. Desta forma, o trabalho atual gira em torno da formatação de um projeto de franquia voltado para cafeteria.
O investimento estimado para desenvolvimento do projeto e loja piloto é da ordem de R$ 750 mil. O objetivo, após período de teste da operação, é instalar em 2019 de 20 a 30 cafeterias. A longo prazo, porém, até 2024, a intenção a atingir a marca de 300 unidades no País. “Hoje estamos melhorando aquilo que a gente já tem para depois inserir coisas novas. Demos uma boa reforçada na equipe comercial e de promotores. Acredito que em dois anos o patamar da marca será outro”, diz Marina Gentil.
Dentro do trabalho de planejamento a Pan está fazendo investimento fabril numa linha nova de tabletes, bombons e trufas, que deve chegar no Brasil no meio do ano. “A partir desse novo mix, dessa nova produção, é que a gente vai formatar porque hoje temos portfólio muito focado em consumo”, explica.
Intenção é atuar com 3 modelos
Com a consolidação do projeto de cafeterias, a Pan, que emprega 200 funcionários, vai operar com três modelos de loja, já que hoje conta com a de fábrica, que é exclusiva e as distribuidoras, que funcionam como atacarejo – modelo onde o consumidor consegue mais descontos ao adquirir maior quantidade de produtos. O novo modelo já colhe resultados, pois fechou 2017 com faturamento 25% superior a 2016. A expectativa para 2018 é continuar em ascensão e fechar o ano com crescimento de 30%, pois haverá lançamentos importantes a partir de agosto.
O grupo espera colher resultados melhores a partir de 2019, quando o projeto de cafeterias for implementado, aumentando a produção da fábrica, que hoje produz, em média, 360 toneladas/mês. No total, a Pan tem cerca de 100 itens na carteira para as lojas e o varejo, que responde por cerca de 90% da receita. Os produtos carro-chefe são o pão de mel, a pipoca Pop Pan e o chocolate granulado. “A gente precisa agregar mais valor, envolver outros itens de presentes, lembranças e gourmet. O nosso produto é muito artesanal, mas parece industrial. Precisamos fazer o contrário, torná-lo industrial com aparência de artesanal”, diz.