Merkel reafirma laços com os EUA, após declaração que sugeriu distanciamento

Um dia após uma declaração que sugeriu certo distanciamento dos Estados Unidos, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ofereceu um adendo, ao afirmar que a aliança entre a Europa e Washington é “de importância crucial”. Em conferência sobre desenvolvimento sustentável em Berlim, Merkel repetiu a crítica implícita ao presidente dos EUA, Donald Trump, porém mostrou mais simpatia pela aliança com os americanos.

Merkel disse que reuniões de líderes mundiais nos últimos dias mostraram que “as épocas em que nós podíamos confiar totalmente nos outros estão em parte acabadas”. Segundo ela, os europeus “precisam realmente pegar nossos destinos em nossas mãos”.

Newsletter RD

Os comentários mais brandos desta segunda-feira lançam luz sobre as águas políticas que a mais poderosa política da União Europeia navega, no momento em que se prepara para fazer campanha por um quarto mandato. A eleição geral da Alemanha é em setembro.

Merkel precisa do apoio doméstico, em um país onde Trump é muito impopular. Independentemente disso, segundo fontes próximas a ela, Merkel continua a buscar laços próximos com os EUA, vitais para os interesses europeus. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes