ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Ronaldo sofre grave contusão no joelho

Um novo drama na vida de Ronaldo. O atacante brasileiro sofreu grave contusão no joelho esquerdo, nesta quarta-feira, durante jogo do Milan contra o Livorno, em Milão, pelo Campeonato Italiano. Ele deixou o campo chorando e teve constatado o rompimento do tendão rotular, o que exigirá a realização de cirurgia. Assim, aos 31 anos, corre o risco de ver o fim de sua carreira.

Segundo o diretor do departamento médico do Milan, Jean-Pierre Messerman, Ronaldo seria submetido à cirurgia já nesta quinta-feira, em Paris. A operação deve ser comandada pela equipe do doutor Saillant, que o operou em 2000, quando ele sofreu problema semelhante no joelho direito.

Newsletter RD

Ronaldo entrou em campo aos 11 minutos do segundo tempo, no lugar de Gilardino, animado para ajudar o Milan a virar o jogo que perdia por 1 a 0. Três minutos mais tarde, após pular para tentar cabecear a bola, ele pisou em falso no chão, caiu na área de ataque de sua equipe e imediatamente pediu atendimento médico Saiu de maca chorando muito e, em seguida, foi levado ao Galeazzi di Milano, um dos principais hospitais ortopédicos da Itália, onde passou por exame de ressonância magnética e teve o rompimento do tendão diagnosticado.

O drama desta quarta-feira colocou em xeque a decisão da comissão técnica do Milan de utilizar Ronaldo na partida. No último domingo, no jogo contra o Siena, ele saiu no intervalo reclamando de dor no joelho esquerdo por causa de uma pancada. E antes da partida com o Livorno, recebeu cuidados especiais do massagista porque ainda sentia um pouco de dor no joelho atingido.

Quando viveu seu momento mais duro no futebol, entre 1999 e 2001, o vilão foi o joelho direito. Ronaldo sofreu ruptura do tendão rotular em novembro de 1999, foi operado em Paris e voltou a jogar em 12 de abril de 2000, contra Lazio, em Roma. Naquele dia, depois de apenas seis minutos em campo, sofreu a mesma lesão no mesmo joelho direito. E a recuperação daquela vez demorou 15 meses – voltou a jogar dia 24 de julho de 2001.

No lance em que Ronaldo se machucou nesta quarta-feira, foi marcado pênalti para o Milan. Pirlo fez a cobrança e definiu o resultado de 1 a 1 do jogo – Pulzetti tinha aberto o placar um pouco antes. O empate foi ruim para o Milan, que chegou aos 37 pontos, em quinto lugar no Campeonato Italiano – e tem agora o mesmo número de partidas dos demais participantes.

Antes da partida desta quarta-feira, já corriam fortes rumores de que Ronaldo encerraria a carreira no final desta temporada por estar cansado das contusões – de maio para cá havia sofrido cinco lesões musculares e participado de apenas cinco das 33 partidas da equipe italiana nesta temporada.

Agora, diante da gravidade da nova lesão, que certamente implicará em meses de um solitário trabalho de fisioterapia, cresceu a sensação de que Ronaldo não terá motivação nem paciência para dar outra volta por cima e voltar a jogar.

HISTÓRICO DE PROBLEMAS

A passagem de Ronaldo pelo Milan pode ser dividida em duas fases: a da sua chegada do Real Madrid, em janeiro do ano passado, e depois do fim do Campeonato Italiano, em julho. A primeira foi muito boa e a segunda, desastrosa, por conta das contusões.

Os dirigentes italianos pagaram a bagatela de US$ 9,5 milhões para levar o atacante, três vezes eleito o melhor do mundo (1996, 1997 e 2002), para Milão. E Ronaldo correspondeu ao que se esperava dele: foram 7 gols em 12 jogos, o que ajudou bastante o Milan crescer na competição, a ponto de classificar-se entre os quatro clubes que disputam a Liga dos Campeões da Europa.

Por não estar inscrito na Liga dos Campeões da temporada passada, ele não participou da campanha vitoriosa do seu time na conquista do título mais importante da Europa, diante do Liverpool, da Inglaterra.

Mas, enquanto a equipe realizava a pré-temporada, Ronaldo já se recuperava de lesão que o levaram a disputar bem poucas partidas nos últimos meses. “Ele brilha a intervalos, como um vaga-lume” escreveu o jornal Il Giornale, de propriedade de Silvio Berlusconi, dono também do Milan. O Flamengo chegou a fazer uma proposta para ter o jogador para a Libertadores, mas não deu certo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes